Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Defina os 3 tipos de Rochas E o Ciclo das rochas?

Defina os 3 tipos de Rochas E o Ciclo das rochas?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. os tres tipo de rocha são

    rochas magmáticas:

    rochas metamórficas:

    rochas sedimentares

  2. Rocha ígnea :
    As Rochas ígneas, rochas magmáticas ou rochas eruptivas (derivado do latim ignis, que significa fogo) são um dos três principais tipos de rocha (sendo que as outras são as rochas sedimentares e as rochas metamórficas). A formação das rochas ígneas vêm do resultado da consolidação devida ao resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. Elas podem ser formadas com ou sem a cristalização, ou abaixo da superfície como rochas intrusivas (plutônicas) ou próximo à superfície, sendo rochas extrusivas (vulcânicas). O magma pode ser obtido a partir do derretimento parcial de rochas pré-existentes no manto ou na crosta terrestre. Normalmente, o derretimento é provocado por um ou mais dos três processos: o aumento da temperatura, diminuição da pressão ou uma mudança na composição. Já foram descritos mais de 700 tipos de rochas ígneas, sendo que a maioria delas é formada em baixo da superfície da crosta da Terra com diversas propriedades, em função de sua composição e do modo de como foram formadas.
    O processo de solidificação é complexo e nele podem distinguir-se a fase ortomagmática, a fase pegmatítica-pneumatolítica e a fase hidrotermal. Estas rochas são compostas de feldspato (59,5%), quartzo (12%), piroxênios e anfibolitos (16,8%), micas (3,8%) e minerais acessorios (7%). Ocupam cerca de 25% da superfície terrestre e 90% do volume terrestre, devido ao processo de gênese.
    A classificação da maior parte das rochas ígneas é feito com base no diagrama QAPF.
    Rochas sendimentares :
    Rochas sedimentares são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil.
    As rochas sedimentares são um dos três principais grupos de rochas (os outros dois são as rochas ígneas e as metamórficas) e formam-se por três processos principais:
    pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas – rochas sedimentares clásticas ou detríticas;
    pela precipitação de substâncias em solução – rochas sedimentares quimiogénicas; e
    pela deposição dos materiais de origem biológica – rochas sedimentares biogénicas.
    As rochas sedimentares podem ser:
    Consolidadas – se os detritos apresentam-se ligados por um cimento, como é o caso do xisto ou das brechas; ou
    Não consolidadas – se os detritos não estão ligados entre si, como no caso das dunas.
    Rocha Metamórfica :
    Em geologia, chamam-se rochas metamórficas àquelas que são formadas por transformações físicas e/ou químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra, num processo denominado metamorfismo.
    As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagir formando outros minerais, estáveis nas condições vigentes. Não apenas as rochas sedimentares ou ígneas podem sofrer metamorfismo, as próprias rochas metamórficas também podem, gerando uma nova rocha metamorfizada com diferente composição química e/ou física da rocha inicial.
    Como os minerais são estáveis em campos definidos de pressão e temperatura, a identificação de minerais das rochas metamórficas permite reconhecer as condições físicas em que ocorreu o metamorfismo. O estudo das rochas metamórficas permite a identificação de grandes eventos geotectónicos ocorridos no passado, fundamentais para o entendimento da atual configuração dos continentes.
    As cadeias de montanhas (ex. Andes, Alpes, Himalaias) são grandes enrugamentos da crosta terrestre, causados pelas colisões de placas tectónicas. As elevadas pressões e temperaturas existentes no interior das cadeias de montanhas são o principal mecanismo formador de rochas metamórficas. O metamorfismo pode ocorrer também ao longo de planos de deslocamentos de grandes blocos de rocha (alta pressão) ou nas imediações de grandes volumes de magmas, devido à dissipação de calor (alta temperatura).
    MeReÇo MeLhOr ReSpOsTa É cLaRo 😀
    abraços do bee s2 ‘

  3. rochas igneas: são formadas a partir do resfriamento e conseqüente cristalização de um magma. O magma é uma fusão, geralmente de composição silicática (ou seja, rica em SiO2), gerada em profundidade pela fusão parcial de outras rochas. A cristalização desta fusão pode ocorrer em dois ambientes distintos, dando origem a dois tipos diferentes de rochas ígneas.
    Rochas sedimentares: As rochas sedimentares são formadas no ciclo exógeno, como produto da dinâmica externa do planeta. Inicialmente, uma rocha pré-existente (de qualquer origem) é exposta na superfície onde sofre a ação da intempérie. Como resultado, a rocha é progressivamente degradada (intemperizada), liberando pequenos fragmentos da própria rocha ou formando novos minerais ou, ainda, formando material em solução, dando origem aos sedimentos. Os dois primeiros tipos de materiais formam fragmentos e por isso são denominados sedimentos clásticos, o material dissolvido origina no momento da deposição sedimentos de origem química.
    Rochas Metamorfica:Em algumas situações geológicas, rochas originalmente formadas em ambientes ígneos ou sedimentares são submetidas a condições de pressão e temperatura diferentes daquelas de sua formação. Nessas condições, a textura e/ou a composição mineral da rocha original (protólito) pode tornar-se instável e ser transformada. O processo de transformação textural e/ou mineral envolve recristalização no estado sólido e é denominado metamorfismo.
    Ciclo das Rochas:Você viu que as rochas magmáticas são formadas tanto pela cristalização do magma no interior da terra como pela lava liberada dos vulcões. Mas as rochas magmáticas – e também as metamórficas – podem ser quebradas em pequenos pedaços ou fragmentos que se acumulam em camadas de sedimentos e acabam se transformando, por compressão, em rochas sedimentares. Finalmente, você viu também que as rochas sedimentares e também as magmáticas, sob a ação de altas temperaturas e pressão, podem se transformar em rochas metamórficas.
    Mas, se uma rocha metamórfica for derretida, ela pode novamente se tornar uma rocha magmática! Essas mudanças formam, portanto, um ciclo em que uma rocha, ao longo de muito tempo, pode se transformar em outra. É o ciclo das rochas.

Perguntas Relacionadas