Categorias
Cavalos

Como utilizar este modelo de freio (cavalo)?

Como utilizar este modelo de freio?

http://img254.imageshack.us/i/foto0144.jpg/

Este modelo de freio com estas serrilhas, como deve ser colocado? As serrilhas ficam posicionadas como, dentro ou fora da boca? Qual é o lado certo de deixá-las, e para que este tipo de freio é usado, machuca muito? Obrigado

3 respostas em “Como utilizar este modelo de freio (cavalo)?”

Este tipo de freio deverá ser colocado de forma que as serrilhas fiquem fora da boca do cavalo, embaixo do queixo do mesmo. Estas serrilhas servem apenas para facilitar o travamento do freio, para evitar que venha a abril por ocasião do controle do direcionamento do animal, pelo domador ou cavaleiro.
Quando este freio é colocado corretamente, dificilmente irá provocar qualquer tipo de lesão, na boca do animal. Ele é mais utilizado para a “doma” de potros que ainda estão apresentando dificuldades para serem amansados.

A cabeçada de ser presa na mesma argola que segura a corrente, e a rédea na argola solta de baixo, como um freio normal.

Procurei em vários site, inclusive extrangeiro, e não achei nenhum freio parecido com este, então não sei te dizer a função.

Mas como esta serrinha não vai encostar no cavalo ele não machuca, elas vão estar viradas para o cavalheiro.

Como a perna é muito grande este freio tem uma ação rápida e forte.

—————

Gostaria de poder ajudar mais, mas não conheço este tipo de freio.

—————

Encontrei esta mesma pergunta com este mesmo freio em uma comunidade, e esta foi a resposta:

”[…] serrilha eh lógico que fica do lado de fora da boca…pertence as pernas do freio…elas servem tanto pra ”embelezar o freio”como tem uma utilização própria..

Eh utilizado em cavalo q qtem o costume de agarrar a perna do freio….alguns cavalos tem essa ”mania” de agarrar as pernas do freio e ficar mordendo…a serrilha impede que isso aconteça…a serrilha tb impede q o freio vire na boca do animal com mais facilidade….[…]”

Aliais está pergunta é sua, pois tem a foto do seu cavalo lá também, numa enquete sobre a pelgem do cavalo, =P.
—————-

Espero que ajude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *