Categorias
Aves e Pássaros

Como tratar doença de pássaro Mandarim?

Bom dia,
Tenho um casal de Mandarins. O macho é colorido tem as bochechas alaranjadas e canta.
Quanto às fêmeas já é a terceira. A primeira fugiu. A segunda ficou doente e morreu. A terceira está com o mesmo problema da segunda.
Assim como a segunda fêmea, a terceira está ficando cada vez mais fraca, fecha constantemente as pálpebras dos olhos, vira a cabeça para trás e a põe nas costas sob as asas e dorme nessa posição. Come bastante painço, mas toma pouco líquido. Vai gradativamente perdendo as forças. Atualmente já nem consegue voar.
Na casa de aves recomendaram pingar cinco gotas de “Vitagold potenciado” na água. A água fica amarelada. Mas não resolveu, aliás os pássaros nem tomam.
Que doença pode ser esta? Será que alguém sabe como curá-la?

Uma resposta em “Como tratar doença de pássaro Mandarim?”

Provavelmente é peito seco, então o Vitagold serviria sim, mas pra previnir a doença ou curá-la quando ainda estivesse no início. Agora já é meio tarde… Ah, e Vitagold deve ser dados em pequenas quantidades, parece que são 3 ou 4 gotas para cada 100 ml mais ou menos. Peito seco é como se fosse uma desnutrição por o pássaro estar recebendo alimentação inadequada ou fraca, ou pode ser causada por vermes, fungos e bactérias no sistema digestivo da ave. Por isso é importante uma boa alimentação. Infelismente, pela situação que vc falou que ela tá, não vai mais ter jeito, a menos que ela tome bastante água com Vitagold.
Se não for peito seco, talvez as fêmeas estejam ficando debilitadas, se estiverem em período de reprodução. Acontece que os ovos recebem muito cálcio e nutrientes da fêmea, deixando-a mais fraca. Daí a necessidade de dar Vitagold (complemento vitamínico) de vez em quando, principalmente em período de reprodução. Dar ovo cozido, casca triturada de ovo cozido, areia limpa e osso de siba (se não der casca de ovo) são ótimos para pássaros. A areia limpa serve para facilitar a digestão dos pássaros, já que eles não têm dentes, e isso é recomendado pelos criadores mais experientes.

Nesse site vc pode encontrar algumas dicas sobre a criação e alimentação de pássaros, inclusice mandarim: http://www.clubedocriador.com/index.php?redir=exibePassaro.php

Alimentação

Ofereça painço, alpiste, verduras (exceto alface), sendo as preferidas almeirão, couve, escarola e espinafre (colocar uma folha entrelaçada na grade); farinhada. Hoje em dia é muito comum se encontrar misturas próprias para esse tipo de pássaro, você encontra essa mistura em casas agropecuárias, Pet Shop, ou supermercados.

Suplementação:
Manter sempre na gaiola para cada pássaro um recipiente com areia branca própria para pássaros, osso de siba ou cálcio bloc.

Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *