Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como sociabilizar meu filhote de gato?

A uns 5 dias um gatinho apareceu sem nexo nenhum no motor da maquina de lavar da minha vizinha, ela pediu para meu pai pega-lo e desde então ele vive aqui em casa. O problema é que ele inexplicavelmente foi para trás do guarda roupa e não sai mais de lá. Colocamos uma caixa de area e comida proximos e quando não tem ninguem ele faz as necessidades na areia e come, porém sempre que ouve alguem ele corre prum local que ele considere seguro e não sai mais de lá. Depois de uns 2 dias deu uma melhorada e ele agora sai de madrugada e brinca com varias coisas na casa, mas sempre que nos aproximamos ele foge pro lugar onde fica e começa rosnar(sei lá como chama aquilo). Uma vez peguei ele enquanto estava rosnando e deu comida enquanto acarriciava ele e ele comeu com medo mais tranquilo. Quando o soltei ele correu denovo pratras do guarda roupa XD. Hoje meu pai pegou ele no colo enquanto estava brincando e ele arranhou e mordeu a mão dele toda.
Tenho medo dele se torna antisocial quando crescer ou sumir daqui quando crescer. Se alguem puder me ajudar agradeço.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

7 Respostas

  1. Bom, sua vizinha o achou no motor da máquina de lavar dela, o jeito de ele ter parado lá pode ter afetado o bichinho, mas não se preocupe ele deve estar com medo e meio inseguro com você e com sua família, deixe que ele por si próprio se sociabilize com os demais, daqui a algum tempo ele vai estar seguro e você vai ter um ótimo companheiro!

  2. tenta começar a brincar com ele!!
    pega uma cordinha, um barabate qualquer, e mostra pra ele, mas não deixe que ele te veja até ele sair do local que está…depois não faça movimentos bruscos e quando ele estiver olhando pra ti, tu não pode olhar para ele, olhe para outro lado. gatos quando estão com medo ficam muuuito ariscos mesmo e a única coisa a fazer é com o tempo acostumar ele com a presença das pessoas!!
    eu tenho 5 gatos e sei como é!!

  3. Ele deve ser fikado com um “trauminha”. Nossa q pergigo! Ele podia ter morrido,Tadinho!
    Isso é normal. Com o tempo ele vai se acustumando com todos ai. Se ele já sai até para brincar denoite em casa. Certo.? Dá tempo ao tempo, mas vc pode comprar whiskas sachê q eles adoram e ir conquistando ele aos pokos,Ok.
    Boa Sorte. (:

  4. Oi Clayton! é normal o gatinho estranhar o ambiente no início, mas com paciencia ele vai se adaptando e começa ficar mais tranquilo. Deixe que ele fique a vontade, não fique correndo atrás dele porque ele fica assustado. Deixe a bandeja de areia , a ração e a água perto dele e assim ele vai se acostumando ao ambiente.
    O que acontece é que esses bichinhos ma MAIORIA das vezes sofrem maus tratos na rua e ficam assustados tentando se defender. Mas logo ele se acostuma, deixe-o a vontade.

  5. Pobrezinho, ele deve ter tomado um grande susto ou até apanhado para ter parado atrás do motor.Ele deve ter medo de gente por ter ficado em companhia apenas da mãe desde que nasceu até ter ido parar atrás no motor da maquina de lavar.Então ele é anti-social por natureza. Mias com o tempo e dedicação de vocês ele melhora o bom é fazer uma bolinha de papel, amarrar em um cordão e ficar puxando perto de ti para ver se ele se aproxima para brincar.Também é bom (se tiveres tempo) de sentar no chão perto da onde ele fica e não se mexer muito deixar por ele a aproximação e sempre que ele quiser chegar perto estenda a mão bem divagar na direção dele o mais próximo do chão possível o primeiro lugar que ele vai cheirar são teus dedos.

  6. Filhote de gato: como torná-lo um adulto dócil e sociável:

    Sem controle total
    Embora a fase da sociabilização tenha uma enorme influência no comportamento do filhote, não quer dizer que podemos controlar ou determinar o comportamento futuro do animal. Já vi proprietários de gatos anti-sociais se culparem por isso ou serem culpadas por amigos. Mesmo depois de uma boa sociabilização, alguns gatos tornam-se agressivos, medrosos ou desenvolvem ambos os comportamentos com outros animais e com pessoas.

    Temperamento e personalidade
    Numa mesma ninhada, alguns gatinhos são mais corajosos e extrovertidos que outros. As diferenças de temperamento são influenciados pela genética de cada exemplar. Por isso, quanto mais anti-social e medroso for o gatinho, mais importantes serão os procedimentos descritos a seguir. Esse raciocínio é válido também quando o filhote tem pais medrosos, agressivos ou anti-sociais.

    Brincalhão quando filhote, medroso quando adulto
    Muitos proprietários de um filhote sociável e desinibido deixam de sociabilizá-lo e de acostumá-lo a procedimentos e situações que enfrentará futuramente por causa do bom temperamento do gatinho. Mas muitos filhotes, principalmente quando não foram corretamente expostos a diversas situações, animais e pessoas, começam a ficar medrosos e cautelosos depois de saírem da infância.

    Como sociabilizar
    Apresente o seu gatinho de maneira agradável a diversas pessoas e animais. Evite qualquer desconforto ou susto durante essas interações. Por exemplo, procure brincar com o gato e alimentá-lo enquanto recebe visitas. Lembre-se que o filhote pode se assustar com pessoas, especialmente as crianças, e com animais que agem de maneira inesperada, o que pode resultar em trauma difícil de ser recuperado.

    Importância das brincadeiras
    Estudos demonstraram que brincadeiras aproximam o gato das pessoas. Brincar é, portanto, uma ferramenta importante para facilitar a interação. Mas brincadeiras feitas com o uso do próprio corpo podem estimular a agressividade do gato para com as pessoas. Por isso, ao brincar prefira fazê-lo com algum
    objeto. Em vez de estimular o felino a morder ou a caçar a sua mão ou pé, use um cordãozinho ou uma bolinha, por exemplo.

    Procura por carinhos
    Gatos acostumados a receber carinho nas primeiras semanas de vida tendem a procurar mais carinho quando adultos e a gostar de recebê-lo.
    É relativamente comum o gato ficar ansioso e atacar o proprietário depois de receber carinho por algum tempo. Uma maneira de evitar esse comportamento é acostumar o filhote a longas sessões de carinho. Se ele não for muito fã de afagos, procure acariciá-lo durante as refeições ou enquanto a estiver preparando. Outro momento propício é quando ele estiver acordando ou quase dormindo, pois a ansiedade estará bem baixa.

    Pequenas restrições de movimento
    Habituar o gato a ter uma parte do corpo imobilizada é importante para que ele venha a se comportar com naturalidade quando lhe dermos banho, cortarmos suas unhas e o escovarmos, por exemplo. Segure o gato firmemente, mas com muito cuidado para não provocar um trauma. Procure imobilizar gradativamente uma parte do corpo dele. Treine isso com freqüência, mas sem provocar grande desconforto. É importante fazer a restrição com firmeza e, se o gato tentar escapar, não soltá-lo enquanto esperneia, para evitar que aprenda a acabar com o desconforto dessa maneira.

    Acostumar ao banho
    Ensina-se o gato a tomar banho nas primeiras semanas de vida. Mas com muito cuidado para não transformar a experiência em trauma. Um erro clássico é tentar dar banho completo ao gato que nunca passou pelo processo antes. Se ele for contido por vários minutos contra a vontade, esfregado, enxaguado e secado, isso, além do pavor que a água é capaz de causar, pode fazê-lo associar o banho a algo odiável. O truque é acostumar o gato às fases do banho antes de dá-lo por completo, associando-as a coisas agradáveis, como brincadeiras e petiscos. Antes de molhar o felino, procure habituá-lo também com a toalha e o secador. Você não gostará de descobrir, no momento em que ele estiver encharcado, que entra em pânico quando o secador é ligado!

Perguntas Relacionadas