Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

COMO SE FORMAM AS JAZIDAS PETROLIFERAS?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Introdução
    O petróleo, ou “óleo de pedra”, tem sido desde a sua descoberta uma subbstância natural de grande importância para o progresso da humanidade. Trata-se de um líquido escuro e viscoso, formado em jazidas s subterrâneas sendo daí retirado e utilizado para obter um número sem fim de a produtos de uso diário.

    A história
    Foi nos Estados Unidos da América, em Titusville, que o Coronel Drake retirou petróleo pela primeira vez.

    Naquela altura, em meados do século XIX, esta nova descoberta levou ao enorme desenvolvimento industrial verificado desde então.

    Na Mesopotâmia, o petróleo era conhecido e utilizado como argamassa para construção de palácios, vedações de depósitos, condutas de água e isolamento e reparações em barcos. Surgindo à superfície do solo como uma substância espessa, não era necessário retirá-la em profundidade.
    Os egípcios utilizavam o petróleo na preparação e conservação de múmias. Na Idade Média servia para fins medicinais e ainda como fonte de iluminação. No entanto, é com o aparecimento do automóvel que verdadeiramente se considera a entrada na era do petróleo. Mais tarde, surgem outras formas de transporte, como os barcos (a motor) e os aviões, consumidores de petróleo sob a forma de combustível*. Em seguida, os derivados* do petróleo começam a ser utilizados na elaboração de vários produtos, como os plásticos e os têxteis, que fazem parte da vida do dia a dia.

    Há milhões de anos, a matéria orgânica* proveniente dos animais e das plantas foi-se depositando em camadas em profundidade, no subsolo. Esta sucessiva acumulação sofreu uma alteração constante ao longo do tempo, pela acção de várias bactérias. Desta transformação resultou o petróleo e o gás natural, que assim se foram acumulando nas jazidas petrolíferas*.

    A formação de hidrocarbonetos* líquidos e gasosos dá-se por um processo complexo devido às condições de alta pressão criadas, à temperatura e à ausência de oxigénio verificada em geral na crosta terrestre, a grande profundidade.

    A pesquisa e a produção

    O petróleo disponível não é ilimitado e para que não se esgote é necessário pesquisar com cuidado as diferentes regiões onde existe ou onde se pensa que possa existir. Este processo abarca diferentes ciências, como a geologia* e a geofísica*. Entre vários processos, um dos utilizados consiste na detonação* de cargas explosivas a pouca profundidade, o que provoca vibração nos terrenos até camadas mais profundas. Existem técnicos profissionais que captam a reflexão dessas vibrações em aparelhos especializados.

    É então que se conclui das probabilidades de existir petróleo numa região. No entanto, a certeza só se obtém após furação* do solo, utilizando uma torre com sonda* que gira com uma broca na ponta e recolhe amostras do subsolo. Só nesse momento é que se confirma a situação, seguindo-se cálculos para avaliar a quantidade existente. Se o valor obtido justificar as despesas necessárias para retirar o petróleo descoberto, inicia-se a exploração de um poço e faz-se jorrar o petróleo directamente para instalações de tratamento e de armazenagem.

    É destas unidades, criadas em terra ou no mar (consoante o local em que foi encontrado), que o petróleo sai em seguida para as unidades fabris que o irão transformar.
    Com o aumento de consumo do petróleo e porque se trata de um produto que leva milhões de anos a formar, diz-se que é uma fonte de energia não renovável*. Daí que a duração de exploração de um poço dependa do volume existente e também da política económica que cada país produtor pretenda seguir.

    O transporte

    O petróleo bruto (como se chama à forma como é encontrado) é uma mistura de hidrocarbonetos que necessitam serem separados para posterior utilização.Os campos de extracção do petróleo situam-se muito longe dos locais de maior consumo dos produtos finais. Como tal, é mais rentável separar os vários componentes mais próximo dos locais finais de utilização.

    Os campos de extracção do petróleo situam-se muito longe dos locais de maior consumo dos produtos finais. Como tal, é mais rentável separar os vários componentes mais próximo dos locais finais de utilização.

    Como o petróleo é um líquido fácil de bombear, transportar e armazenar, é enviado dos locais de produção para as refinarias*, através de pipelines* de grandes dimensões, ou através do mar em petroleiros*, alguns com 300 metros de comprimento. Estes petroleiros atracam em cais próprios perto das refinarias, transferindo então o petróleo para os reservatórios de armazenagem, novamente através de pipelines.

    A refinação
    A refinaria é uma instalação industrial na qual se fabrica uma enorme quantidade de combustíveis e de matérias-primas para outras fábricas, que irão produzir milhares de outros produtos derivados do petróleo. No início da refinação, separa-se o petróleo em diversos componentes através da destilação, começando-se por aquecer o petróleo, o que leva à

  2. A hipótese mais aceita leva em conta que, com o aumento da temperatura, as moléculas do querogênio começariam a ser quebradas, gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, num processo denominado catagênese. Para se ter uma acumulação de petróleo seria necessário que, após o processo de geração (cozinha de geração) e expulsão, ocorresse a migração do óleo e/ou gás através das camadas de rochas adjacentes e porosas, até encontrar uma rocha selante e uma estrutura geológica que detenha seu caminho, sobre a qual ocorrerá a acumulação do óleo e/ou gás em uma rocha porosa chamada rocha reservatório.

    É de aceitação para a maioria dos geólogos e geoquímicos, que ele se forme a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terrestre (detritos orgânicos), mas esta não é a única teoria sobre a sua formação.

    Uma outra hipótese, datada do século XIX, defende que o petróleo teve uma origem inorgânica, a partir dos depósitos de carbono que possivelmente foram formados com a formação da Terra.

    Resumindo, há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável, possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).

  3. A milhões de anos as matérias orgânicas, vegetais e animais foram soterradas por movimentos e desmembramentos das gigantes placas tectônicas da terra ou por chuva de meteoros etc onde se ddecompuserame formaram estes gases e material petrolífero…

Perguntas Relacionadas