Categorias
Cavalos

Como se faz inseminação?

Olha vou voltar a fazer essa pergunta pq na outra acho que não fui clara.

Não é eu que quero fazer uma inseminação, além do mais nem tenho idade pra isso .¬¬°

Eu quero que minha égua que corre provas não fique com cria porém quero um potro(a) dela, eu quero saber se dá pra usar um outra égua como “barriga de aluguel” …

Eu quero saber se:

-O veterinário tem que tirar um embrião dela e colocar na outra égua para depois ser fecundado ou a minha égua tem que ser fecundada para depois colocar o embrião na outra égua?

-Como que se tira o embrião da minha égua (quero saber como tira mesmo)

-a minha égua terá que ficar de repouso mesmo sem estar com cria?

2 respostas em “Como se faz inseminação?”

Eu já respondi, mas acho que você não entendeu…
Inseminação artificial é quando o veterinário coloca, artificialmente, esperma coletado do macho na fêmea. Ela fica prenha e passa pela gestação normal, tem o filhote e tal. Não resolveria para você, que não quer que ela fique prenha.
Transplante de embrião é quando o vet retira o embrião da fêmea (da sua égua que corre), fecunda em laboratório, e depois enxerta no útero de outra égua, que será a receptora e levará a gestação adiante. Como falei, é bem caro e trabalhoso.
Entendeu agora?

Perse na transferência de embrião não é assim não, isso que você escreveu é FIV (fertilização in vitro). Na transferência de embrião deve-se sincronizar as éguas (doadora e receptora) em relação ao estro (cio) (é feita com hormônios). É feita a inseminação artificial ou cobertura da égua doadora, então é feita a lavagem do útero da doadora e colheita do embrião, normalmente no 7º ou 8° dia após a ovulação da doadora. Prepara-se a égua receptora (na mesma época do ciclo estral) e é feita a transferência de embrião.

Como é feito o LAVADO>>>>>> Introduzimos por meio de uma sonda o soro no útero da doadora e fazemos o “lavado” desse útero, na expectativa de que o embrião venha submerso no soro.
O soro, então é filtrado e, se o embrião estiver presente, ficará retido pelo filtro.
Um volume pequeno de soro com o embrião, que está no filtro, é transferido para uma placa para facilitar a sua manipulação. Após a coleta do embrião ele pode ser transferido imediatamente para receptora ou resfriado/congelado para ser transferido no dia que você desejar.

Olhe na referência que eu botei aqui embaixo que tem um esquema de como realizar o lavado, assim como o material necessário.

Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *