Categorias
Répteis

como saber se a tartaruga é aquatica ou terrestre??? e sexo?

minha tartaruga quando está dormindo faz uns barulhos,tipo ronco,eu queria saber o que é isso….ela as vezes fica desesperada e sai andando que nem doida haha,e algumas noites ela fica num canto tooda quieta sem sair de lá….oque é isso? ela está doente?

6 respostas em “como saber se a tartaruga é aquatica ou terrestre??? e sexo?”

O sexo eu não sei , só indo no veterinário .
Mais se a tartaruga tiver entre as patas uma pele é aquática . ( para elas nadarem )
Se for normal patas com dedinhos separados é terrestre .

Ela ficar no canto éw normal a tartaruga dos meus primos também é assim , deve ser falta da mãe , ou pra dormir , ou ficarem quentes .

Não sei desse ronco não =S.

Não é nada! É normal uma tartaruga ficar no canto, todas elas ficam assim, principalmente de noite.
Na verdade o que você tem pode ser cágado ou jabuti, jabuti tem patas( ou seja, é terrestre), e se tiver nadadeiras é porque é cágado( é aquática e terrestre porque tartarugas ficam o dia INTEIRO na água e cágados ficam na água e na terra)
Existe mais de uma forma de saber, mas a mais fácil é olhando pela “barriga” dela, vire o seu cágado ou jabuti para cima e se a “barriga” estiver reto, liso é uma fêmea, mas se estiver achatado, um buraco, você tem um macho.

Existem várias formas de determinar o sexo das tartarugas em algumas espécies a diferença de tamanho entre machos e fêmeas e importante. Por exemplo em muitas espécies (tartarugas do género Trachemys, Graptemys, Testudo,…) os machos são sempre mais pequenos que as fêmeas, e noutras espécies como a (Centrochelys sulcata) os machos alcançam um tamanho muito superior.As dimensões da cauda: em um bom numero de espécies observamos que os machos apresentam a cauda mais larga e grossa. Se observar-mos com detalhe verificamos que a cloaca nos machos fica mais afastada do corpo que a das fêmeas.O tamanho das unhas: principalmente em espécies aquáticas (algumas espécies do género Trachemys, Pseudemys, Graptemys,…) vemos bem que os machos tem as unhas das patas dianteiras muito compridas, estas unhas serão usadas durante o cortejo.A coloração: em algumas espécies os machos apresentam, sobretudo na época de reprodução, uma coloração distinta. O mais habitual é as diferenças observarem-se na cabeça e inclusive na íris dos olhos. Um caso muito evidente é por exemplo o da Terrapene carolina triunguis, Eastern box turtle .
se for aquática ela tem aquela pele que liga um dedo com o outro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *