Categorias
Répteis

Como posso tratar meu jabuti?

Tenho um filhote de jabuti de 11 meses e eu acho que ela está resfriada pq está lacrimejando um pouco e fazendo um barulho (tipo shiii), aki não tem nenhum veterinário que trate de jabutis, só cães e gatos, aff, vcs sabem me dizer oq posso dar pra ela melhorar?? Obrigada

6 respostas em “Como posso tratar meu jabuti?”

olá
Tenho um jabuti e sei que realmente nao é facil achar especialistas que cuidam desses animais
bom mais pelo que sei..
Vc pode alimenta-lo com alimetos vegetais ou frutas vermelhas como mangas, melancia e mamao
nao deixe ele na chuva e de bastante agua
bom espero ter ajudado
e qualquer coisa é so me mandar um email
bjoo

antes de mais nada, saiba que você pode dar quase qualquer comida pra um jabuti:frutas, vegetais, carne.

1. Vegetais – 85% da dieta:

Folhas de mostarda, de beterraba, agrião, couve, rúcula, salsa, salsão, brócolis, espinafre, repolho, amora, cenoura, pétalas de rosas, hibiscos (tanto pétalas quanto folhas), sementes de feijão branco e feijão verde, ervilhas, lentilhas, milho, e legumes variados, como a cenoura, beterraba, vagens, abóboras, batata doce, etc.

2. Frutas – 10% da dieta :

Uvas, abacate, maçãs, pêras, abacaxi, morango, manga , mamão, todos os melões, banana, tomates, figos e melancias, amora, nectarina, etc.

3. Proteína animal em altas concentrações – menos de 5% da dieta :

Ração para tartarugas, suplementos à base de camarões e carne crua moída. Pode-se oferecer ração canina seca ou sardinha com ossos ou camundongos abatidos ou ovos cozidos com casca.

(Higienização:
Lavar diariamente as vasilhas de água e comida, assim como limpar o terrário. Procure dar ao animal banhos diários de sol, porque é importante regular sua temperatura e também para poderem assimilar o cálcio, que é muito importante para que o casco esteja sempre forte, já que é sua principal proteção. O animal pode também tomar banhos semanalmente, com água em temperatura ambiente, deixando-o secar ao sol. Os utensílios de cada terrário devem ser exclusivos, evitando carrear microorganismos de um local para outro. Um desinfetante eficiente e de baixo custo é o hipoclorito de sódio (água sanitária), diluído na proporção de 3% em desinfecções rotineiras. A maioria dos desinfetantes são inativos em presença de material orgânico, sendo portanto necessária a limpeza de excrementos e detritos antes da desinfecção. Tenho certeza que você cuida bem do seu jabuti, mas n pude evitar de colokar isso)

Saiba que o jabuti deve ficar ao sol tdos os dias, mas tome cuidado pra n exagerar.

mais uma coisa, não ofereça frutas acidas para ele. faz muitooo mal. sobre a Uva, Abacaxi, Morango da dieta. Dê somente se estiverem docinhos.

se achou tudo isso meio confuso. mals ai, qualquer coisa me manda um e-mail que tento formular uma resposta melhor.

abração

Olá Dani, os jabutis quando filhotes são muito sensíveis principalmente se passar frio ou se tiver contato com umidade.
Não deixe seu jabuti passar frio não é uma boa idéia, eles diminuem seu metabolismo, ficam apáticos e imunodeprimidos. Desse modo, eles tornam-se presa fácil de doenças como pneumonia, provocada por vírus ou bactérias (http://www.tortoisetrust.org/articles/kandb.htm). O ideal seria temperatura média de 27º C durante o dia e cerca de 21º C a noite.
De uma olhadinha neste blog, creio que podes esclarecer muitas dúvidas. http://vidadejabuti.blogspot.com/2010/03/cuidando-bem-do-jabuti-parte-1.html
Boa sorte e saúde para ele!

Bom para ele dormir ou ficar vc poderia pegar uma caixa de papelão grande. E algudão para dormir(o meu adoraaa) Sempre dar vejetais e frutas menos alface e mamão. Se for pequeno brinque bastante! Eu amo brncar de escalar o o Meeu PEPÊZINHO 😀 BOA SORTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *