Categorias
Cavalos

Como ocorre o sincronismo das pernas dos animais de 4 patas ao correr ou caminhar?

Fecham e abrem dos lados opostos.

4 respostas em “Como ocorre o sincronismo das pernas dos animais de 4 patas ao correr ou caminhar?”

Quando voce olha um cavalo correndo, da a impressao que ele abre as 4 patas e “voa” no ar, mas isso é um engano, na verdade, ele desloca a pata da frente de um lado e a de tras do outro lado, tocando a da frente primeiro no chao, e depois faz a mesma coisa com o outro lado, eu acho ….

Vo te ensinar do modo mais simples *-*
Ele faz um movimento com a pata, se ele percebe que se equilibrou assim ele dá outro passo da mesma forma pra se equilibrar do mesmo jeito, com o tempo ele percebe que aquele eh o modo melhor pra ele andar, se nós cressecemos aprendendo a andar pulando, hoje ia ser o modo mais confortavel e normal… ah sei la, isso foi obvio ¬¬

Este tipo de sincronismo ocorre de maneira involuntária, após a partida do cavalo. A coordenação dos movimentos são efetuados pelo cérebro, através do envio de impulsos nervosos para que os músculos se contraiam ou relaxem, em um determinado período de tempo, independente da vontade do animal.

Depende da espécie, no caso dos cavalos são 4 andaduras naturais: Passo (4 tempos), Trote (2 tempos), Cânter (3tempos) e Galope (3 ou 4 tempos).

Ao invés de copiar um texto enorme aqui, é melhor você ver o link da 1ª fonte, inclusive porque lá tem gifs animados das andaduras!

http://www.saudeanimal.com.br/cavalo1.htm

A maioria dos cavalos marchadores substitui o trote pela marcha (movimento em 4 tempos). Também existem andaduras “artificiais” ensinadas no adestramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *