Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como não ser tão afobado(vestibular)?

Ano passado, eu fiz o vestibular super tranquilo, porque não tinha obrigação nenhuma. Acabou que fiz com tanta calma que acabei não conseguindo resolver todas as questões a tempo. Esse ano é pra valer e eu percebi que estou desesperado. Durante as férias, só não estudei por uns 3 ou 4 dias, mas era num ritmo descontraído. Agora que as aulas começaram, tento aproveitar o máximo possível. Estudo nos intervalos entre as aulas, no recreio, no ônibus, andando. E quando não estou estudando, estou pensando em estudar. Não tenho dificuldade, consigo memorizar qualquer coisa depois da primeira leitura. Se tiver muita data e nome demora mais um pouco, mas nada demais, então não tem porque revisar a matéria toda hora. Acaba que eu fico resolvendo os mesmos exercícios de exatas várias vezes pra tentar diminuir meu tempo, mas a ansiedade é tão grande que eu acabo me enrolando. Também fico adiantando a matéria que o professor ainda vai passar. Mas aí a aula fica chata porque eu já sei tudo. Além disso tudo, tenho uma personalidade incomum. Teve uma vez que zerei uma prova de física, porque tinha uma coisa que eu não sabia. Preferi tirar zero do que errar uma questão e não tirar 10. Eu não consigo me divertir normalmente. Nos meus tempos de folga eu leio coisa que não é do colégio, a constituição da Venezuela, por exemplo, ou brinco de ficar memorizando números, cartas de baralho e peças de teatro. Não tenho ideia do que fazer no momento pra diminuir essa tensão…

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Uou, que peculiar. Sinceramente, acho que isso é falta de amadurecimento nos estudos. Sabe, vestibular é algo comum, a maioria das pessoas que querem um ensino superior vão atrás dele. Você tem que exercitar sua mente a entender isso, e não ficar pensando que os próximos 5 anos da sua vida serão decididos ou sei lá o que.

    Pensei nisso por causa do que vc disse sobre a prova de física. Tirar zero em uma prova porque não sabia fazer uma questão é incoerente. Zero é errar tudo, é não acertar nada, é não saber nada do que estava sendo questionado. Você sabia boa parte. Não vejo questão de honra nisso.

    Admiro sua intenção em fazer as coisas bem feitas, tentar alcançar a perfeição. Mas isso é impossível. Nenhum humano é perfeito. A solução que vejo é acostumar seu cérebro com erros e decepções como se fossem coisas normais, porque realmente são. Se você fizer o vestibular sem o pensamento de “obrigação”, creio que irá bem melhor. Ninguém gabarita vestibulares bons, porque se muitos acertassem tudo, seria difícil desqualificar candidatos.

  2. Olá, Victor, um abraço.

    Hoje estive conversando com um amigo sobre problema e foco. Antes eu pensava que a gente devia focar o problema, mas as duas coisas não combinam. Você tem que focar na solução; isto é, procurar uma forma ou criar uma estratégia para solucionar o problema; de preferência deixá-lo de lado por um tempo.
    Outra coisa é você avaliar suas espectativas a respeito do vestibular. Você se sente pressionado pelos seus pais ou parentes, ou irmãos ( se é que os tem )? Infelizmente mais de 90% dos vestibulandos enfrentam o seu problema.

    Rapá, ce é filho de japonês? Quê que é isso, cara! Esse seu preciosismo e este prefeccionismo vai acabar com você… Por que você tem que provar que é bom naquilo que faz? A quem você quer convencer de que é bom? Seus pais? a si mesmo? ou a Deus; se você não crê em Deus, vou te dar uma boa notícia: não existe ninguém melhor do que Ele. Esqueça o Deus castrador, esqueça o Deus que pede dinheiro; esqueça o Deus que dita regras prá você ser aceito nesta ou naquela igreja. Deus é melhor que seu pai, sua mãe, seu melhor amigo. Um dia você vai ter que prestar contas de tudo na sua existência; quem pode te safar, te salvar é só Deus. Não pense que Deus é um aumentativo do seu pai nem aquele policial que te vigia o tempo todo prá te pegar no flagra. Deus é bom e te dá liberdade até pra errar…

    Bom, se você quer ser curado dessas neuras, saiba que quem decide sua vida e sua morte, que é Deus, jamais vai te cobrar algo além do que você pode dar…

    Abraço

    Augusto.

Perguntas Relacionadas