Categorias
Cavalos

como fazer pra minha egua entrar em carretinha?

comprei uma carretinha mas não consigo fazer com que minha égua entre nela, ela ja é domada mas não entra de jeito nenhum, ja tentei dar comida, colocar freio, etc, existe alguma maneira mais eficiente? não sobe nem na rampinha!

8 respostas em “como fazer pra minha egua entrar em carretinha?”

Também tenho um cavalo que só sobe no caminhão – é que aqui carregamos os cavalos para as cavalgadas em caminhão ou caminhonetes mesmo – se colocar ele no meio dos outros e em embarcadouro.
Bom, quanto a sua égua, tente fazer ela subir afastando, ou seja, de ré. Nas corridas de cavalos alguns animais refugam na hora de entrar no partidor e eles colocam o animal de ré.
Outra técnica, e essa já usei com meu cavalo, é colocar uma corda por trás do cavalo e ir puxando pela guia e pela corda passada por trás (na traseira por baixo do rabo). Funciona, mas é preciso de pelo menos mais uma pessoa para ajudar. Com meu cavalo deu certo, mas deu trabalho porque ele é muito grande.
Outra técnica, é cobrir a cabeça do animal, fazer ele dar uma volta para perder “o sentido da direção” e embarcar. Muita gente usa essa “técnica”.

Espero que uma destas “técnicas” resolva seu problema. No geral, eles refugam nas primeiras vezes, depois se acostumam.

Vi uma matéria no globo rural com o Monty Roberts que era exatamente esse seu problema, estou vendo se encontro um vídeo para ajudar, mas por enquanto vou tentar explicar aqui mesmo.

Coloque ela no cabresto e vai chegando perto como se você você entrar na carreta quando ela empacar, você desce, e continua, vai subindo, quando ela empacar você desce.Quando você perceber que ela já está querendo subir um pouco mais, você não deixa, depois de umas 10 vezes com ela tentando seguir e você descendo, você segue, mas ainda não entre por completo, e desça.E esse sobe e desce acaba cansando o animal que por fim se entrega e diz “Entra logo cansei de subir e descer” .

Caso eu não encontre o vídeo, vou tentar explicar melhor oque disse.

Veja o ditado popular : “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Continue tentando. Procure o auxilio de algumas outras pessoas para lhe auxiliar, principalmente aquelas já acostumadas a lidar com cavalos. O trabalho em equipe sempre apresenta melhores resultados.

Olha menina ou menino!Um dia fui embarcar um burro,que nunca tinha entrado em um caminhão nem em um trailer, colocamos ele em um trailer, demoro 2 horas.Nos tentamos colocar ele puxando, ele empinava, de costas.Na final tampamos seus olhos com minha camisa e fomos dando tranco nele para ele entrar de costas, recuando!Ele entrou depois quando tiramos a camisa ele começou suar sem parar,quando chegou no seu destino o trailer estava molhadinho de tanto suor!Tenta desse jeito!

Meu amigo já tive vários cavalos quase todos subiram menos um (marcador ) , ai tive ficar empurrando mas não deu certo o que deu certo foi eu entrando na frente dele e ele me vendo e até que finalmente consegui .

Espero que também consiga.

Quando o cavalo começa a recuar afastando-se do trailer, deve-se faze-lo recuar um número bem maior de passos do que ele tinha intenção de ir.É neste ponto que a guia com corrente pode ter utilidade. O cavalo rapidamente aprenderá que o recuo não é uma opção agradável. O mesmo procedimento pode ser adotado se o cavalo se mover lateralmente até ficar desalinhado com o trailer.

Nunca se deve levar um cavalo para longe do trailer quando ele tiver tentando fugir do embarque, pois esta atitude recompensa e reforça o mau comportamento do animal. Além disso, o cavalo nunca deve ser empurrado ou puxado, pois ele tem uma clara vantagem física sobre os humanos. Puxar irá somente ensinar-lhe que ele pode vencer qualquer concurso de cabo-de-guerra.

Uma vez que o cavalo tenha subido no trailer, não o prenda com a porta traseira ou trava e, sim, deixe-o sair da maneira que desejar. Depois volte a carrega-lo até que ele concorde em ser carregado e fique parado imóvel até receber o comando de sair.

rss… tem uma maneira nos métodos de Monty Roberts… se você quiser pode ir no youtube e ver uns vídeos dele.

É o seguinte:
Vá em direção há carreta… como se ela fosse entrar… se ela começar a travar emburre ela pelo focinho rapidamente e forte pra trás. Faça isso de novo só que adiante uns 50 centímetros há mais do que já tinha conseguido… e assim por diante… o cavalo vai entender que aquilo não machuca… e ele vai conseguir entra na carreta sem problemas.

Meu cavalo também não entrava… vi os videos e li o livro de Monty Roberts e agora entra sem dificuldade! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *