Categorias
Répteis

Como fazer as tartarugas procriarem?

Pessoal, tenho duas tartarugas (jabutis na verdade), um macho e uma femea que ganhei essa semana (pelo menos me deram ela dizendo que é femea,que inclusive já botou ovos inferteis haha), e queria que elas tivessem filhotes 😛

Como elas procriam? Demora muito? Tem um tempo certo? Tipo, uma época do ano?
Elas moram num jardim bem grande que é praticamente uma mata atlantica em miniatura pra elas, com direito a outros animais que nem sao meus (como passaros que fizeram ninhos lá, e até uns sapos que apareceram no laguinho), ou seja, acho que o habitat nao será problema…

4 respostas em “Como fazer as tartarugas procriarem?”

Os jabutis só estão aptos a reproduzir a partir dos seis anos de idade. Eles reproduzem com facilidade e o acasalamento ocorre na primavera quando o macho sobe na fêmea (a concavidade de seu plastrão ajuda no equilíbrio) e ele introduz seu pênis (que fica guardado em sua cauda) na cloaca dela.
Os machos nesse período, ao caminhar encaixados sobre as fêmeas, tendem a pôr o pênis em contato com o solo, que se for abrasivo pode resultar em graves feridas. Durante este processo o macho normalmente vocaliza, emitindo sons característicos.
A desova geralmente começa de Abril a Junho (varia de lugar) e nesse período os machos devem ficar em outro local para não perturbar as fêmeas. No ato da postura. Quando os jabutis estão cavando o buraco e encontram dificuldade causada pela terra dura, urinam com intermitência para molhar e facilitar a cavação; o odor da urina atrai o macho e esse monta tentando cruzar, motivo de sua retirada antecipada. O local não deve ser alagado; a terra úmida e muito sombreada causa podridão dos ovos (falta temperatura).
A topografia deve ser plana e a terra frouxa (arenosa) para facilitar a cavação. No momento da postura procuram camuflar o ninho, ou seja, fazem ninhos embaixo de plantas, folhas, capim, etc. Passado o período da postura o local onde foi posto os ovos deve permanecer sem animais para não compactar o chão (piso). O pisoteio forma uma camada dura dificultando a saída dos filhotes. O jabuti-piranga (geochelone carbonaria) da cabeça vermelha e patas vermelhas põe de 2 a 5 ovos, enquanto o cabeça amarela põe de 10 a 15 ovos por vez, igualmente ao jabuti-tinga ( geochelone denticulata). Nesta época deve haver muita atenção do assistente (empregado) para apanhar os ovos que ficam fora dos buracos e enterrá-los em local apropriado sempre na posição correta. Geralmente o buraco que as fêmeas cavam não cabe mais que 10 ovos. Os ovos devem ficar cobertos com 5 cm de terra (arenosa) e nunca deixar o ninho totalmente exposto aos raios solares.

os jabutis se reproduzem aos 5 ou 6 anos .o macho tem que ser maior que a femea se eles ter filhotes o macho sobe em cima da femea e tenta morder o pescoço dela.o macho tem o plastrao(parte de baixo do casco) para dentro e a femea o plastrao e para fora ou seja reto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *