Categorias
Cavalos

Como escolher um cavalo BH?

Pelo que entendi o cavalo brasileiro e hipismo não é, ainda, uma raça definida.
A variação de preços e as caracteristicas físicas dos cavalos variam bastante, há desde os que poderíamos chamar de “pangarés chiques” até aqueles com linhagem registrada bastante caros.
Pensando numa adolescente que está iniciando no esporte, comperspectivas de competir em provas com obstáculos de 1 metro daqui, mais ou menos, um ano, como selecionar um desses animais?
Oi Hilda,

Nada compra ospangarés, tm uns qye adoro, rsrsr.
Mas, é que a variedade de tipos do BH prá quem não entende, é de dar nó na cabeça, rsrsrs
Bjão abusado prati.
Mano Carrancho,
Valeu a dica, já mandei um email prá amiga.
Abração.
$$$$$$$$$$$$$$
Oi Camila,
Só um complemento, é égua e se chama “Via Ápia”.
Realmente ela é boa de competição, mas é da escola, acho, não sei, que talvez fosse melhor um animal que já se acostumasse com o cavaleiro ou amazonas desde o adestramento (sei lá, rsrsrsrs).
Bjões.
$$$$$$$$$$$$
Obrigado Michelle, você já me deu um parâmetro, verificar se a “mãe” era BH.
Valeu.
Bjos.
Falando nisso…
Garanhão, capado ou égua?

6 respostas em “Como escolher um cavalo BH?”

–‘ Pangarés chiques? Olha, qualquer cavalo mesmo dos mais brabos pangarés, se cruzar como uma FÊMEA BH, dá um ótimo cavalo de salto, pois herda 75% dos genes da mãe. Por tanto, qualquer cavalo BH, cujo fêmea era BH, é muito bom. =)

Querido,

Só estrelei por que não entendo “bulhufas” de cavalo !!

Se for pra aquela gatinha que vc me mostrou o vídeo, acho que tem que ser um cavalão que nem aquele do vídeo .. rs

Mas realmente não entendo querido, a dica do Carrancho é boa, pois há pouco tempo a Susi teve o cavalo roubado, ela cria, entende bastante sobre cavalos !!

Beijos

Camila

Se for levar em consideração que uma criança vai monta, compre uma égua ou um macho castrado, mas eu ainda daria preferência pra égua!

Não sei qual a idade de quem vai montar, nem qual a habilidade pra conduzir o animal, eu gosto muito de BHs!

Se a pessoa for muito nova, eu sugiro q compre um cavalo de menor valor e menos novo agora, depois o venda e compre ou outro animal. É mais fácil pra quem começa ter um animal calmo, animais novos(5/6anos) ainda são muito intesmpestivos.

Quando vc for comprar, não deixe de fazer o “Exame de compra e venda”, que são uma série de radiografias das principais articulações do cavalo, fazendo esse exame com um bom profissional vc poderá detectar problemas que possam ser graves após a compra. Já vi muita gente se arrepender por comprar um cavalo e não fazer esse exame, existe gente mal intencionada que medica o cavalo para que não manque na hora da avaliação da venda! Peça também o exame negativo pra AIE (Anemia Infecciosa Equina), além da carteirinha de vacinação.

A melhor coisa que vc pode fazer pa comprar um animal, é levar a pessoa q vai monta-lo, ou uma pessoa experiente que seja de sua confiança para monta-lo. Assim vc verifica a existência de “vícios” do cavalo, verifique a baia dele também!

Alguns cavalos sofrem de Stress, existem uma série de doenças psicológicas que ele pode apresentar na baia, verifique se ele fica “rangendo” os dentes, ou se ele morde a porta da bais para engolir ar (causa cólicas), se ele fica mais opoiado em um membro do que em outro, se possui uma bola pendurada na baia (distração p/ animais stressados), pergunte de qualquer coisa estranha q vc reparar!

Se vc puder ver os pais em atividade tb seria bom. Algumas vezes os Haras levam os animais para provas de exibição, e cavaleiros contratados pelos Haras montam os animais para mostrar as habilidades em pista!

Já vi gente comprar até cavalo morto! Se seu e-mail tiver ativado vou te mandar o nome de uma pessoa que vende cavalos, eu não confio nela, já fica de sobreaviso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *