Categorias
Cavalos

Como escolher um bom cavalo para uma iniciante?

Olá! Andei pensando em comprar um cavalo, mas como não conheço NADA de raças, ou de criação, ou de qualidade, não sei como escolher um.
Sou iniciante, nunca tive um cavalo, mas já montei várias vezes quando meu avô tinha uma casa em Visconde de Mauá(isso faz uns 3 anos), mas acho que o cavalo dele era “vira-lata”, então eu realmente não sei como escolher um.
Queria um cavalo que fosse PRINCIPALMENTE MANSO, pra que eu possa criá-lo sem medo mas também que seja forte e aguente longas cavalgadas e queria saber de alguém que entenda de cavalos, que tipo de cavalo é melhor pra alguém como eu? Qual a idade ideal pra que ele se acostume bem ao lugar aonde vai viver e se há diferença de comportamento entre o macho ou a fêmea, em relação a ser dócil.
Obrigada.

12 respostas em “Como escolher um bom cavalo para uma iniciante?”

Inicialmente, acho que você deverá se contactar com as entidades ligadas à área da Equinocultura, tais como: Jockey Clubes, Haras, Sociedades Hípicas e Fazendas de Criação de Equídeos, existentes nas principais cidades brasileira de médio e grande portes. Nelas são comercializados animais das mais variadas raças e aptidões. Se for possível, visite-as, para conhecer os animais ao vivo, bem como receber as informações desejada, para que se possa escolher um exemplar adequado para o seu caso.

olha um cavalo pode ser montado com 3 anos, ent se vc kiser q ele se acostume com o lugar onde vive
compre um com uma idade proxima a essa.

aki algumas raças:

Campolinas:são cavalos altos mas precisam de mtos cuidados.geralmente são criados em baia.

mangalarga: raça selvagem,mas vc tbm pode achar mangalarga manso-tenho uma egua mangalarga-crioula q só faz oq se pede, e ainda puxa carroça.é uma raça mto resistente e n precisa de mtos cuidados. recomendo.

crioulo:raça bem resistente recomendo .
para vc recomendo um cavalo com idade de 3 anos aprox. e manso. mas n compre um cavalo q n siga TODAS as suas especificações. n é barato e n vale a pena jogar fora.

e sim há diferença de comportamento de macho e fêmea. machos inteiros ficam nervosos e tentam avançar na fêmea quando as veem. castrados as seguem , mas ficam mais controlados e calmos.
ja as éguas,n teem esse comportamento perante um macho nem nada do tipo.fora isso as diferenças de comportamento são poucas.
flwss

Por mim você primeiro não começaria com uma raça pura,para você pegar o jeito num cavalo manso,também recomendo você começar a ter umas aulas em algum centro hipico,assim vc vai aprender mais raido e ter maior confiança,depois disso vc pode comprar um raça pura,espero ter ajudado!

Bom o bom seria você comprar um cavalo já domado, assim ele já seria manso, e adaptação com o lugar não é problema, o maior problema que você pode encontrar é de desentendimento entre o cavalo e outros que já esteja no local.

Raça mansa e resistente seria o Crioulo, são muito inteligente, mansos e resistentes.Claro que a doma na qual ele foi submetido vai influenciar no comportamento do animal, então certifique-se de que foi doma racional, e no caso de você comprar um xucro, certifique-se de que o domador que contratar usará doma racional(é preciso ter um diploma de que vez o curso).

Tente comprar dois tanto para um fazer companhia ao outros quanto para você ter um descansado caso canse muito um num dia.

Macho inteiro é muito briguento com outros cavalos e geralmente morde muita traia, porteira, se for um cavaleiro não muito experiente pode encontrar problemas caso chegue perto e outro cavalo.

Macho castrado é mais tranquilo eles não tem muita diferença para a fêmea.

Quarto de milha também é MUITO manso, porém nem tão resistente.

—————-

Boa escolha.

Mari,

Voce primeiro tem que saber se quer um cavalo de trot ou de marcha, sei cavalgar, ja nao sou mais iniciante, e sei como é, voce tem que escolher um cavalo bonit (opcional), de acordo com sua altura, mancinho, e que atenda bem as rédeas, o melhor jeito que tem de escolher um bom cavalo, é voce ir até uma cocheira, uma hipica, ou qualquer coisa do genero e perguntar onde existem, na sua cidade, cavalos para comprar, e ir “ver” o cavalo com uma pessoa DE CONFIANÇA que entenda!

Bjos
Maria!

Peça informação a alguém que tenha um cavalo, ou que entenda bastante do assunto, ou em alguma hípica, no jockey, em haras etc. Depois experimente o cavalo, vc tem que se sentir muito confiante, gostar do geito dele etc e quando vc achar um que vc gostou bastante, e que seja no valor que está procurando, verifique se ele tem registro, os documentos, a vacinação, o veterinário, essas coisas.
Vá com alguém para te ajudar, dar opinião, alguém que tenha mais experiência. Acho que um mangalarga marchador seria um bom cavalo para vc, pq é docil, cômodo e muito resistente, mas vc q tem que decidir

eu tenhu 14 anos mais vou trabalhar com meu pai desde bebe, ele é intrutor de hipismo,..
considerando td que aprendi até hj eu te aconselharia um BH(brasileiro de hipismo) ou um bretão pois sao fortes e mansos e é uma raça que é muito confiiavel,.. com ele ainda novo vai depender de como vc acostuma ele, ai ele pode crescer medroso ou podera ser um ótimo cavalo.

Bom, mansidão depende mais da forma que foi domado do que da raça.

Para longas cavalgas, prefiro um cavalo marchador. Cavalos de trote como o QM, arrebentam as costas do cavaleiro nos primeiros kilometros.
Quanto a idade, de 4 a 12 anos. Quatro anos é um cavalo novo, com pouco tempo de doma, inexperiente mas que vai viver muito tempo. Doze anos é uma idade boa pois o cavalo já está “experiente” e ainda tem um bom tempo pela frente.
Não aconselho machos inteiros para pessoas inexperientes. Mas algumas fêmeas também são muito agitadas, principalmente durante o cio.
Aconselho um macho castrado.

Antes de comprar qualquer animal, peça para alguém com prática e experiencia “experimentar” o cavalo para ver se é bem domado, se é “bom de boca”, se tem algum defeito na doma ou de aprumos. Especule com o tratador se o cavalo tem algum “vício”.
Nunca compre um cavalo sem ver e sem experimentar.

…oooôh amiga…… raça é bolso… amor, é qualquer um …tem muito pangaré, bonito e bom de sela, sofrendo nas mãos de matadores por aí…só esperando uma alma bondosa para socorre-los,… isto é,…. o preço é bem baixinho, vc vai adquirir um ótimo animal,…e… ainda estará exercendo a caridade e cidadania, tirando essa criatura dos mãos de vagabundos… para quem não tem experiência, é um ótimo começo… e vc vai amá-lo tanto quanto qualquer outro… acredite….. boa sorte. …ha.. eu tenho sim… … 8f manga larga Marchador, 1 garanhão QM, 1 bP, e 6 mini pôneis, mas meus 11 pangarés, não tem preço… boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *