Categorias
Cavalos

Como dumar um cavalo?

O meu pai tem um cavalo mas é muito bravo e não conseguimos dumá-lo…
Por favor, se souberem a resposta, me ajudem…
Obrigado.

Uma resposta em “Como dumar um cavalo?”

A doma do cavalo não é fácil, levando em consideração que vc disse que já tentaram e que o animal é bravo, eu indoco a contratação de uma pessoa experiente, um profissional da área.

Se vc não quiser contratar, então começe fazendo o animal se acostumar à presença humana, aos poucos vá se aproximando dele, começe a mexer nele, chegue sempre pelo lado próximo à cabeça.

Quando o animal tiver aceitando o toque, começe a manusea-lo, pegue nos pés e mãos, desliza a mão pelo dorso, deslize a mão pelos membros anteriores e posteriores.

Quando ele aceitar o manuseio, faça com que se acostume mo mantas e cabrestos, deixe que ele cheire os objetos e que veja o que vc fará com ele, isso evitará sustos e tarumas psicológicos. Depois que ele aceitar o cabresto e a manta passe a encilha-lo, sem ninguém montando, deixe que se acostume com as rédeas, bridão, sela… com todo o equipamento, depois que se acostumar com isso, passe a colocar um saco de areia em cima da sela.

Depois que o animal tiver aceitando o ensilhamento, faça-o “trabalhar”, com uma corda grande (guia para trabalho http://www.saltoesela.com.br/loja/index.asp?secao=19&categoria=94&subcategoria=0&id=384 ) e uma vara longa vc vai guiar o animal, amarre a corda na cabeçada e idique a direção que vc quer que ele ande com a vara. Assim ele vai se acostumando com todo o material que está em cima dele, e a possibilidade de estranhar o cavaleiro é menor.

Depois que o animal não se assustar mais com o equipamento ou exercícios, dá pra alguém tentar monta-lo, mas o risco de ser jogado é alto.

Eu acho muito arriscado, já que vc disse que o animal é arisco, é melhor contratar alguém que esteja acostumado a domar cavalos bravos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *