Categorias
Cavalos

como domar potros e que guias tenho que usar pra começar a doma?

2 respostas em “como domar potros e que guias tenho que usar pra começar a doma?”

Mas não tem como ensinar esse tipo de coisa aqui! Um potro tem que ser bem iniciado, para se tornar um cavalo de confiança depois! Uma guia de 8-10 mts é de bom tamanho! O maior segredo para iniciar um potro é amanuciar, perder a cócegas, cabrestear bem, e ter disciplina, respeito por ti sem precisar bater! Vou te passar um video que ensina a iniciar um potro de baixo! Mas o correto é para a doma de cima( por volta 2 -2,5anos) contratar um domador experiente ou tu mesma, desde que faça algum curso, para não estragar teu potro!

http://www.youtube.com/watch?v=UuIO4RXCY1U
http://www.youtube.com/watch?v=felDYuZeB_k

Iniciação de cavalos

Equipamentos necessários:
1 Sela
1 Manta
1 Par de rédeas compridas de uns 10 metros
1 Par de rédeas curtas

Coloque o cavalo dentro de um redondel de uns 12 metros, olhe bem nos olhos dele, e faça-o correr em torno do redondel. Depois de algumas voltas ele começará á apresentar os seguintes sinais:

1- Começará a lamber e mastigar
2- Abaixará a cabeça quase encostando-a ao chão
3- Diminuirá a velocidade

Após ver o cavalo apresentar os três sinais, pare de olhar, e vire-se de costas para ele. A tendência é ele chegar perto de você por curiosidade, assim dê um passo para traz e dois pra frente até que ele o siga por volta do redondel, depois faça um afago no focinho dele. Isso faz com que ele tenha confiança em você.

O próximo passo é retirar a sensibilidade do corpo dele, para isso, passe a mão devagar por todo o corpo dele, levante pata por pata depois faça outro afago no focinho dele.

Depois disso ele está pronto para a sela, coloque a manta e a sela primeiro e faça-o voltar a correr em volta do redondel até ele apresentar os sinais já ditos á cima. Após isso, coloque cuidadosamente o freio nele (com as rédeas compridas), e faça em correr em volta do redondel, o fazendo ir para a direita e esquerda. Se ele reagir bem a tudo ele está pronto para ser montado!

Coloque seu peso em cima de um dos estribos, e faça o mesmo com o outro, para que ele se acostume com a idéia de alguém estar em cima dele, depois monte nele e faça-o galopar pelo redondel, e ele estará pronto!

É desse jeito que eu ‘domo’ meus cavalos, e dá muito certo. Leva cerca de 20 minutos dependendo da colaboração do cavalo. Esse método deve ser feito com muita paciência, e sempre conversando na boa com o cavalo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *