Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como despertar o interesse do analfabeto?

Eu moro com meu avós, minha avó ela é semi-analfabeto, e meu avô ele é totalmente analfabeto, algumas vezes me dispus a alfabetizar-lhes, mas ele me deram desculpas, falaram que com a idade avançada, não adianta aprender (acreditam que não vão viver muito), pois moramos em uma cidade do interior, gostaria de saber como despertar o interesse deles a aprender?
Dicas e sugestões são bem vindas!

Desde já agradeço a todos pela atenção!

beijooos…

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Olá!
    Acho que você poderia explicar a eles que aprender estas coisas é muito importante. Explique bem facilmente, pois isso facilitará para eles.

    Espero ter te ajudado.

  2. PRIMEIRO é necessário que eles saibam a importância de saber ler, e o quanto a vida deles mudará depois de aprenderem a ler.Diga a eles que ainda poderá viver muito, ler livros, passear e que eles entrarão em outro mundo quando conhecerem a leitura. Procure trabalhar com o cotidiano deles, por exemplo; como se escreve o seu próprio nome, o nome que eles deram aos filhos, as comidas que eles gostam; Procure usar figuras coloridas com animais, flores qualquer figura que seja bonita e interessante, aos poucos mostre pra eles as primeiras vogais, mas sempre associada a alguma figura, pois ao ver a figura com as palavras eles memorizarão e assim por diante.Outra coisa muito importante, nunca os forçe a nada, tente de forma lúdica e aos poucos eles aprenderam. A AUTO ESTIMA TAMBÉM AJUDA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
    Espero ter ajudado.
    Abraços

  3. A alfabetização, tanto de crianças como de adultos, deve partir do meio em que eles vivem e do interesse. Por exemplo: há pessoas idosas que gostam da Bíblia, carregam-na mesmo sem saber ler. Uma música que eles saibam, pode escrever a letra e pedirem para que cantem a música observando o texto. Diga-lhes que a escrita não reflete nossas falas. Ou seja, determinados léxicos da língua portuguesa falamos de um jeito e escrevemos de outro. Por isso, no início não procure perfeição, mas, entendimento, compreensão. Aos poucos irão perceber, construir, o conceito da linguagem escrita. (exemplos: falamos “deis/ escrevemos dez; minino/menino; cadiado/cadeado). Comece ensinando-lhes a escrever seus próprios nomes. Sua avó que já é alfabetizada, pode lhe ajudar nessa tarefa, para o avô não se sentir desanimado. Textos antigos que eles saibam “decór” também são úteis, trava língua, parlendas. Nome de árvores, flores, cidades da região, amigos… Mostre o desenho de um objeto (copo, panela, geladeira…), em seguida escreva o nome do objeto (PA – NE – LA) fale o nome claramente para que percebam o som. Em seguida peça para que eles escrevam no caderno. Se quiser posso lhe informar sites onde tem material de apoio. É fundamental partir de coisas que façam parte do dia a dia deles, que eles gostem. (VACA – CAVALO – MACACO – MARRECO – HOMEM – MULHER – PAI – MÃE – FILHO – FILHA – NETO – NETA) Palavras que façam sentido (O CARRO DO VIZINHO É AZUL, MINHA CASA É AMARELA – EU MORO EM…HOJE É SÁBADO).

Perguntas Relacionadas