Categorias
Répteis

Como criar uma iguana? quais as dificuldades e cuidados? etc?

É que eu estava pensando em criar uma iguana aqui em casa, mas não agora, lá pro meio do ano que vem, talvez.
E eu gostaria de saber qual valor aproximado se eu for comprar um filhote no pet shop, varia se for macho ou fêmea? de que se alimentam? quais os cuidados básicos? precia de algum tipo de autorização do Ibama ou green peace… essas merdaas todas? quantos anos vivem? E outra coisa… quando chega em sua fase adulta ela fica muito grande? eu dei uma pesquisada aqui e vi que algumas chegam a 1,80m. depende de raças de iguana esse tamanho ou são todas assim? pq se chegar a 1 metro e 80 eu não vou querer… kkkk quase da minha altura o bicho… uma que chegue a 1 metro já está ótimo.

Uma resposta em “Como criar uma iguana? quais as dificuldades e cuidados? etc?”

Antes de adquirir um animal como a iguana, deve estar ciente do que estará levando para sua casa e não se arrepender depois por que aquela “lagartixa” verde e fofa se transformou num dinossauro. Iguanas chegam facilmente à 2 metros de comprimento, mas 70% do corpo é composto pela cauda, ou seja, ela tem 1,40 m de cauda e 60 cm de corpo. Ainda assim não deixam de ser grandes e robustas.

Quanto ao terrário, esteja preparado para investir. Ele deve ser feito utilizando madeira em todas as laterais, exceto na frente, é claro, que deverá ser feita em vidro para permitir a visualização. Você vai ter que fazer buracosm nas paredes laterais para permitir a circulação do ar. E quanto ao tamanho, vai depender do tamanho da iguana.
Considerando que elas são exímias trepadoras e passam a maior parte do tempo em galhos, coloque um tronco grande e inclinado bem no meio do terrário, ela quase não vai sair dele. Só nisso você deve levar em conta que o terrário deverá ser mais alto que largo.
De modo a tornar o ambiente mais agradável à Iguana, você pode decorar o terrário com um pouco de terra, pedras pequenas e uma estrutura vegetal composta por galhos e troncos.
Enfim, o terrário para um animal adulto, visto o tamanho que atinge, o mínimo recomendado é 2 metros de altura e 1.50 m de largura e comprimento (2.0 x 1.5 x 1.5).
Deve ter iluminação especial para répteis, como UVB e UVA, para gerar vitamina D3.
Nada de lâmpadas comuns para esquentar o terrário, em vez disso deve fornecer uma pedra aquecida com termostato para ela termorregular, é barata e fácil de achar.

Iguanas são herbívoras. Filhotes até podem comer insetos, mas este hábito diminui com a idade. Deve oferecer a ela uma dieta rica em verduras. Também existem rações para répteis à venda em mercados, mas o mais recomendável (e saudável) é uma dieta equilibrada e variada com salada de legumes e folhas verdes. Pode oferecer couve, espinafre, nabo, alface, cenoura, acelga, aspargo, batata-doce, etc. Frutas também são importantes na dieta delas, como por exemplo figo, morango, manga, melão, maçã, banana (em pouca quantidade), entre outros. Frutas fornecem grande parte das vitaminas necessárias à espécie.
Cuidado com alimentos com os agrotóxicos, ok?
Outro ponto extremamente importante, é que NUNCA se deve dar alimentos de origem animal à elas, isso pode leva-las à morte. Também nada de alimentos com açúcar (exceto o das frutas). Enfim, dê apenas vegetais, nada mais.

E talvez o que você mais vai gastar $$, fora os itens e o terrário, é a própria iguana.
Um filhote legalizado pelo IBAMA (Greenpeace? De onde tirou isso?) e com marcação individual (microchip) deve estar em torno de R$ 1,500,00.
Se comprar no tráfico, além de estar contribuindo para crimes ambientais, corre o risco de ser denunciado, apreensão da iguana e aplicação de multa com direito à pena.

Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *