Categorias
Répteis

Como combater ácaros no cultivo de tenebrio?

Possuo uma colonia de t. molitor que serve de alimento aos meus animais. A mesma está vivendo uma infestação de ácaros! A úmidade relativa por aqui é de 50 a 65%. Como elimino os ácaros sem perder os tenebrios? Posso usar vermiculita para reduzir a umidade?
Grato,
Zyrioth
Possuo uma colonia de t. molitor que serve de alimento aos meus animais. A mesma está vivendo uma infestação de ácaros! A úmidade relativa por aqui é de 50 a 65%. Como elimino os ácaros sem perder os tenebrios? Posso usar vermiculita para reduzir a umidade?
Grato,
Zyrioth

PS: Não tenho formação de mofo e não uso cascas de chuchu como fonte de água pois a umidade do ar é relativamente alta… Minha colonia é de 5000 larvas o solo está bem pouco umido mais as paredes da caixa estão infestadas de ácaros…

5 respostas em “Como combater ácaros no cultivo de tenebrio?”

Bom… A criação de tenébrios necessita sim… de uma umidade relativa razoável… porém… os ácaros podem estar relacionados à algum tipo de fungo que reside simbionte no tua caixa! talvez relacionado ao substrato… o ideal, é tirar toooodos os tenébrios… separá-los… limpa-los com pincel! —?Parece loucura né?— sasuaahsuahsu… —Jah fiz isso xD—! Colocar um substrato novo! p cada novo recipiente… e repetir o processo uma vez a cada 3 dias durante duas semanas…
Eu possuía por volta de 10 besouros e uns 30 tenébrios… ao final haviam apenas 3 besouros e 11 tenébrios. Lembrando de um recipiente, dividi em 4… só um não estava contaminado ao final!

Será que voce não está colocando a casca do xuxu,ainda molhada?Eu cheguei a pegar fungo em uma unha por causa disso.
Se voce vê que a caixa está mofando,troque por outra,peneire as tenebras e as coloque na nova caixa com nova Vivita e novo farelo de trigo.Mas não jogue o que peneirou fora,pois tem ovos novos.Coloque em outra caixa e faça a mesma coisa.Quando começarem a nascer coloque junto com as outras.
Não esqueça das cascas de xuxu,bem secas,1 vez por semana.
Um abraço

Malu-55

Eu já tive esse problema tb…mas minha criação não é tão grande, eu acabei q peneirei td, só deixei larvas, besouros e pupas, e pus eles em substrato novo…a caixa antiga eu lavei bem e desinfetei.

Já ouvi falar q pra evitar isso, basta colocar o substrato novo, antes de começar a colônia, uns dias no freezer…eu passei a comprar farelo de trigo em pacote, q vende em supermercado, embalado, aí nunca mais tive esse problema.

Pulverize poleiros, molas e paredes com um inseticida spray à base de piretina, nas aves pode-se borrifar inseticida spray SBP, as paredes podem ser pintadas com a cal virgem.

Desinfetar todo o criadouro, aplicar aerosol com antibióticos. Aviobitina na água de beber. Aplicar o Ivomec em todo o plantel em duas doses com intervalo de 15 dias.

OK?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *