Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

comidas tipicas do mexico beneficios e maleficios?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Sua pergunta está mal formulada. Muitos alimentos ou a forma de preparo podem ser benéficas ou não. Depende. Se a pessoa é hipercolesterolêmica, hipertensa, tem diabetes, etc… Não é necessário que seja comida típica desse ou daquele país.

  2. Tortilhas, mole ( um ensopado com muitos temperos e chocolate amargo, obrigatório em casamentos ), tequila e mescal, muita pimenta…

  3. Os benefícios são aqueles proporcionados por toda alimentação forte, consistente e variada (ideal para trabalhadores braçais e pessoas mais jovens). Os malefícios é o uso exagerado de pimenta, carne vermelha, gordura e bebidas alcoólicas destiladas muito fortes (como a tequila) – um convite à hipertensão, à obesidade e aos problemas cardio-vasculares.
    Mas, no meu entender, não existem comidas ruins, pois todas podem ser adaptadas e até mesmo regionalizadas.

    Com a possibilidade de atingir até 50ºC, os mexicanos acreditam que comer muita pimenta equilibra a temperatura do corpo, fazendo com que a pessoa não sinta o efeito das altas temperaturas.

    O chefe de cozinha Rodrigo Anunciato conta como são os hábitos alimentares deste lugar tão apimentado como o México.

    “Ao ganhar o mundo a comida mexicana sofreu adaptações, tornando-se uma culinária com pratos variados, coloridos, saborosos e apreciada por muitas pessoas”, diz Rodrigo.

    Segundo ele, a base da comida mexicana é o milho, herdada pelos Maias e Aztecas que tinham uma cultura fortíssima de grãos. “A partir do milho são elaboradas as tortillas, que são massas preparadas basicamente com água, farinha especial de milho branco (chamada de masa harina), manteiga e sal”.

    “A tortilla também é utilizada como talher (massa semelhante à da nossa panqueca que literalmente enrola o alimento principal e impede que ele se esparrame ou que a pessoa suje as mãos), sendo um hábito da antiguidade, pois muitos não tinham condições financeiras para comprar talheres. O mexicano é um povo de hábitos muitos simples, por este motivo até hoje esta é uma tradição”, afirma ele.

    O prato mais tradicional mexicano é o taco, que nada mais é do que a tortilla recheada com carnes, pimentas, milho, tomate, cebola, guacamole (abacate), etc.

    “O México é o país que mais utiliza o abacate (guacamole) em preparações salgadas. No Brasil temos o hábito de comer o abacate com açúcar, mas pode acreditar que é o único país que tem essa cultura, nos demais, o abacate é consumido com sal”, ressalta Rodrigo.

    Além do taco e das tortillas, outro prato famoso é o chile. Rodrigo nos conta que o chile é a maior expressão da combinação da terra com a cultura espanhola que foi trazida durante a colonização.

    Existem vários tipos de chile, o mais tradicional é uma mistura de carne moída bovina, feijões cozidos sem caldo e muita pimenta. O condimento mais utilizado no México é o cominho.

    A data mais popular do país é o dia 2 de novembro, dia dos mortos, onde eles homenageiam os antepassados, e como não pode faltar, com muita comida e bebida, entre eles os tacos, burritos, enchiladas, chalupas, gorditas, etanales, etc.

    Veja na tabela abaixo as calorias do taco, o prato mais tradicional mexicano:

    Preparação – Calorias (100g) – Ingredientes básicos
    Taco com salada – 170 kcal – tortilla, carne moída, feijão, pimenta, alface, tomate e guacamole
    Taco com frango – 202 kcal – tortilla, frango desfiado, pimenta, alface, tomate e guacamole
    Taco com carne – 236 kcal – tortilla, iscas de carne, feijão, pimenta
    Burrito – 204 kcal – tortilla de trigo, ovos, feijão, carne e pimenta

    Não podemos esquecer das bebidas mexicanas, entre elas a tequila, água de chocolate e mescal, que também é conhecida como a bebida do verme, pois cada dose é servida com um pequeno verme vivo dentro do copo e que deve ser tomado no mesmo gole.

    Herdado dos astecas, e muito consumida no país, a água de hochata (água de arroz) é hábito diário dos mexicanos no café da manhã.

Perguntas Relacionadas