Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

classifique os anelideos?

por favor alguem me ajude estou desesperado…

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

7 Respostas

  1. Determinam – se as classes em que os anelídeos se dividem de acordo com a presença ou não de cerdas. Esses animais são classificados em Oligoquetas, Poliquetas Aquetas.

    Oligoquetas = Oli – poucas, Quetas – cerdas. Eles são representados pelas minhocas ( Lumbricus terrestris ) e pelo minhocoçu ( Glossoscolex giganteus ) elas vivem em ambientes terrestres, tem fecundação externa e desenvolvimento direto, sem a produção de larvas. A minhoca é um ótimo adubo, quero dizer as fezes dela, a minhoca é de abito noturno, então ela vai cavando a terra e em quato ela vai cavando ela vai emgolindo terra, que depois sera digerida e saira na terra ccomo adubo. A minhoca tem o Humo que é um ótimo adubo, graças a esse Humo muitas pessoas fazem a criação de minhocas que se chama: minhocultura, no próprio Estádio Olímpico do Grêmio os que trabalham na manutenção do campo, colocam minhoca no campo para uma boa drenagem. Nas minhocas, existe o pigmento respiratório que é representado pela Hemoglobina, molécula de natureza protéica e portadora de ferro em sua estrutura.

    Poliquetas = Poli – muitas, Quetas – cerdas. Seus representantes são o palolo ( Eunice viridis ) e a nereida ( Nereis sp), eles são animais marinhos, podem viver livremente enterrados na areia ou no interior de tubos de calcários que secretam. Os poliquetas de vida livre são errantes e predadores, com cabeça que exibe órgãos sensoriais representados por olhos e tentáculos. Em cada anel, esses animais possuem um par de apêndices denominados parapódios, que são associados à locomoção, pois é aí que se inserem numerosas cerdas. Os poliquetas são dióicos, com fecundação externa e desenvolvimento indireto, em que a larva é ciliada e denominadaa trocófora.

    Aquetas = A – sem,Quetas – cerdas. Eles podem ser também chamados de hirudíneos, seus representantes são as sanguessugas, vermes terrestres ou aquáticos, monóicos e com desenvolvimento direto. As sanguessugas podem ser predadores de pequenos invertebrados ou parasitas. As espécies parasitas fixam – se no hospedeiro através de ventosas, então por meio de pequenos dentes,”raspam” a pele da vítima, provocando hemorragia e sugando o sangue liberado. São capazes de ingerir um volume de sangue correspondente a várias vezes o seu próprio peso. E no passado, as sanguessugas ( Hirudo medicinalis ) foram muito usadas para provocar sangrias em pessoas com pressão alta.

  2. A MINHOKA É UM ANELIDEO TEM ANEIS PELO CORPO E UM MONTE DE s2 PRA NAO MORER ‘-‘
    (resposta de criança)

  3. Os anelídeos são classificados de acordo com a quantidade de cerdas que eles possuem. Cerdas são projeções corporais rígidas que se apóiam no solo para facilitar a locomoção. Quanto a isso eles são classificados em Oligochaeta, Polychaeta e Hirudinea.
    *****Os Olygochaetas são representados pelas minhocas, apresentam poucas cerdas corporais, não possuem cabeça diferenciada nem parápodes (os parápodes são expansões laterais do corpo). Vivem em ambientes húmidos, são hermafroditas com fecundação cruzada. Possuem grande importância porque ajudam na decomposição do solo junto com fungos e bactérias.
    *****Os Polychaetas têm como representantes principais a Nereida e Palolo, apresentam muitas cerdas, possuem cabeça com vários apêndices sensorias, entre eles os palpos e tentáculo, possuem sexos separados com fecundação externa. Vivem no mar dentro de tubos e galerias que eles mesmos constróem se alimentando de pequenos vermes e microcrustáceos.
    *****Os Hirudineos são representados pelas sanguessugas, são ausentes de cerdas,possuem duas ventosas uma posterior e uma anterior. A anterior é maior e arredondada. Não apresentam parápodes, seu corpo é levemente achatado dorsoventralmente, são hermafroditas. As sanguessugas eram muito utilizadas antigamente para remover sangrias em pessoas com pressão alta porque liberam uma substância chamada Hirudina que impede a coagulação do sangue.

    Obs: O fato de as minhocas e sanguessugas serem hermafroditas, elas não se autofecundam pois precisam de outro animal para ocorrer a reprodução!

    Espero ter ajudado!!! 🙂
    Amo Biologia

  4. Oligoquetas = vivem em ambientes terrestres, tem fecundação externa e desenvolvimento direto, sem a produção de larvas.

    Poliquetas = são animais marinhos, podem viver livremente enterrados na areia ou no interior de tubos de calcários que secretam.

    Aquetas = seus representantes são as sanguessugas, vermes terrestres ou aquáticos, monóicos e com desenvolvimento direto.

Perguntas Relacionadas