Categorias
Répteis

Cágado e agua com cloro?

Disseram-me que os cágados não podem estar em água com cloro, porque podem ficar cegos e morrem. É verdade? Sendo assim, existem produtos em gotas e assim para «neutralizar» o cloro? Quais?
PS- já agora, como distinguir macho cágado de fêmea cágado?
Obrigada!

6 respostas em “Cágado e agua com cloro?”

Sempre que eu faço um cágado ele cai na privada com agua com cloro, nunca soube que eles poderiam ficar cegos………….

Agora falando sério, vai em loja de animal que tem um produto que se compra para tratar agua antes de oferece às tartarugas e cagados

O cloro faz mal para qualquer animal… até mesmo para o homem, dependendo da concentração

existem produtos para neutralização do cloro em casas especializadas em aquários

também pode-se retirar o cloro da água coletando-a diretamente no chuveiro (quente), aquecendo-a no fogão, ou deixando em uma vasilha (tipo bacia) por algum tempo; na mesma casa especializada em aquários que vc comprar o neutralizador de cloro, poderá comprar também o detector

A água com cloro é prejudicial sim. Basta você comprar um anticloro em lojas de aquarismo e usar conforme indicado na embalagem. Sobre a diferenciação, normalmente as fêmeas apresentam a parte de baixo do casco mais reta, enquanto que os machos possuem a mesma região mais curva.

Sim, é verdade. O cloro, utilizado para tornar a água potável, é também tóxico em grandes quantidades. Dessa forma, quanto mais frágil e menor for o organismo exposto a ele, maiores serão os efeitos. Um peixem, por exemplo, morreria em água com cloro. Já em uma tartaruga, o cloro poderia provocar irritações nas mucosas, sistema respiratório e olhos.
Para desclorificar a água, indico o Tetra Aquasafe.

O dimorfismo sexual dos cágados pode ser feito, em geral, pelo plastrão (a parte inferior do casco). Nos machos, é côncavo (curvado para dentro).
Existem outros fatores, mas específicos de espécies (tamanho da cauda, tamanho das unhas das patas dianteiras, etc).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *