Categorias
Nível Superior

Bom dia, alguém pode me ajudar a identificar esses resumos? Muito obrigada!

ASSINALE O TIPO DE RESUMO

1
O presente trabalho é parte integrante do Projeto de Extensão Rural: Experiências Inovadoras em Extensão Rural na Agricultura Familiar na Região de Abrangência do Instituto Federal Farroupilha – Campus de São Vicente do Sul, compreendendo os municípios de São Vicente do Sul, Cacequi, Jaguari, Nova Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, Mata, Dilermando de Aguiar, São Pedro do Sul, Toropi, Jarí, Unistalda e Capão do Cipó. O objetivo deste trabalho é mapear e identificar os tipos e formas do associativismo praticadas nos municípios como forma de compreender essas iniciativas voltadas ao estimulo da melhoria técnica, profissional e social dos associados. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a extensionistas da EMATERASCAR/RS, bem como a Secretários de Agricultura, sendo que as mesmas foram gravadas para posterior transcrição e análise. Como base nas analises preliminares foram identificadas 122 associações, que foram divididas em cinco tipos: a) Associações Comunitárias que tem como objetivo atender as necessidades de um grupo de associados, buscando recurso juntos aos órgãos públicos para melhorias em diversas áreas (educação, lazer, transporte, saúde), sendo que foram identificadas 67 associações em todos os municípios; b) Associações de Comercialização tem como objetivo o comércio de produtos coloniais tais como (leite, hortifrutigranjeiros, embutidos, dentre outros), neste tipo identificou-se 15 associações de comercialização; c) Associações Setoriais que tem como objetivo principal atender as necessidades de um determinado setor ou atividade, tais como (apicultores, leiteiros, piscicultores, etc), com a presença de 16 associações na região; d) Associações de Gênero tem como objetivo proporcionar aos associados e comunidade em geral momentos de lazer, entreterimento e educação, criando assim um contato entre o meio rural com o meio urbano. Neste tipo, foram identificadas 30 associações todas localizadas em São Pedro do Sul; e) Associações de Infraestrutura tem como objetivo o uso coletivo de uma determinada infraestrutura (cilos, secadores, balanças de gado, banheiros de gado), foram identificadas 03 associações. Através dos dados coletados, podemos concluir que o município que se destaca em diversos tipos de associativismo é São Pedro do Sul, que é impulsionado pela sua história e sua cultura, fazendo assim com que a comunidade se una para alcançar os resultados esperados. Apesar, de o associativismo trazer benefícios para seus associados e comunidade, tais como: aumentar a renda familiar das famílias envolvidas, união das pessoas em prol de algum benefício que atenda a todos, força perante aos órgãos públicos, ainda não aparece como estratégia de desenvolvimento regional, por estarem concentradas em tipos específicos e não disseminadas em todos os municípios.
( ) Resumo Crítico
( ) Resumo Indicativo
( ) Resumo Informativo

2
Considerando a informação um fenômeno indispensável para vida e sobrevivência do homem e que a associação entre este fenômeno e o ser humano é muito relevante e significativo, sendo este objeto de estudo e pesquisa de vários campos do saber. Para ter-se um maior entendimento deste fenômeno e de sua conexão com o homem, desenvolveu-se uma pesquisa com o objetivo de analisar as necessidades e uso de informação dos médicos das Unidades de Saúde da Família, do Distrito Sanitário III, da cidade de João Pessoa, Paraíba, utilizando-se dos pressupostos dos estudos de usuários da informação, sob a égide do Paradigma Moderno e da abordagem metodológica Sense-Making. A amostra é composta de 28 médicos vinculados as Unidades de Saúde da Família e os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista. Os resultados revelam que os médicos conseguem satisfazer suas necessidades de informação através de buscas na Internet e nos livros, enfrentam barreiras quanto ao uso da informação, sendo a mais freqüente a barreira do tempo, empreendem esforços para usar a informação nas unidades de saúde e de forma incipiente atribuem sentidos e significados às informações obtidas. Conclui-se que o trinômio situação-lacuna-uso preconizado pelo Sense Making é evidente no cotidiano dos médicos das Unidades de Saúde da Família, no que se refere à necessidade, a busca e o uso da informação.

( ) Resumo Crítico
( ) Resumo Indicativo
( ) Resumo Informativo

3
A gestão de documentos arquivísticos tem se apresentado como um grande desafio para as Instituições Públicas. Nas Instituições Federais de Ensino Superior, esse processo não tem sido diferente. A criação de uma política nacional de arquivos que determina ser dever do Poder Público a gestão de documentos vem contribuindo, de forma gradativa, para a mudança desse cenário. Esta pesquisa buscou analisar o processo de implantação das bases da Gestão de Documentos na Universidade Federal da Paraíba, a partir das ações desenvolvidas pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. Discutiu definições, objetos e abordagens da Arquivologia e da Ciência da Informação. Apresentou, de forma geral, conceitos de documento de arquivo, arquivo e informação arquivística. Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagens qualitativas e quantitativas; tendo o estudo de caso como estratégia, e utilizou, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas e questionários. Constatou-se, por meio desta pesquisa, a ausência de ações voltadas para uma efetiva Gestão de Documentos nos arquivos correntes, como também a necessidade emergente de implementação de políticas arquivísticas institucionais.

( ) Resumo Crítico
( ) Resumo Indicativo
( ) Resumo Informativo

4
Analisa a inclusão de profissionais bibliotecários nas Bibliotecas Públicas Municipais da Paraíba como conseqüência da política nacional de implantação e revitalização deste equipamento. Tal política é fomentada por ações do Programa Livro Aberto e do Programa Mais Cultura para Bibliotecas Públicas coordenado pela Diretoria do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura e pela Fundação Biblioteca Nacional/Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Estas ações têm o objetivo de zerar o número de municípios brasileiros sem Bibliotecas Públicas e foram teoricamente caracterizadas como políticas públicas de informação tendo se iniciado em 1932 com a criação do INL. A pesquisa visitou oito municípios nas quatro mesorregiões do estado contemplados com os programas. Entrevistou os Secretários Municipais de Educação e Cultura utilizando posteriormente a técnica da Análise de Conteúdo para explorar o material coletado buscando a confirmação de hipóteses, levantadas a priori, sobre a inclusão dos profissionais bibliotecários nas Bibliotecas Públicas Municipais. O estudo teve três de suas cinco hipóteses confirmadas. Conclui que as bibliotecas Públicas da Paraíba ainda não possuem em sua maioria o profissional bibliotecário e que esta exclusão se verifica pela falta de cumprimento dos gestores a respeito da lei 4.084/62, pela escassez dos profissionais no interior do estado e pela falta de atrativo financeiro oferecido pelos municípios.

( ) Resumo Crítico
( ) Resumo Indicativo
( ) Resumo Informativo

5
Considerando o estudo de usuário como condição ímpar para compreender as necessidades informacionais que conduzem o usuário ao processo de busca de informação para satisfazer essas necessidades, objetivou-se analisar, à luz do modelo de comportamento de busca de informação de David Ellis, se as estratégias metacognitivas do profissional da informação do Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), se assemelham ou se diferenciam das traçadas pelos pesquisadores no comportamento de busca da informação. Buscou-se investigar as características do comportamento de busca da informação dos pesquisadores; identificar as suas estratégias metacognitivas e verificar a validade de comportamento de busca da informação de David Ellis para os usuários e para o profissional da informação de arquivo. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada para os profissionais do APEM e o protocolo verbal para os pesquisadores. A escolha por estes instrumentos ocorreu por permitir relatos individuais e fornecerem informações de cunho qualitativo. A entrevista semi-diretiva foi aplicada a dois profissionais e o protocolo verbal a doze pesquisadores, subdivido em dois grupos, um de instruído e outro não-instruído, onde buscou-se identificar a existência de estratégias metacognitivas nas categorias do modelo de busca de informação de David Ellis próprias ou diferentes a esses sujeitos. Os resultados demonstram que há uma convergência no comportamento de busca de informação desses sujeitos no APEM, com poucas diferenças. Identificou-se ainda, a ausência de um estudo de usuário pelo APEM de forma mais sistêmica e centrada em seus usuários.

( ) Resumo Crítico
( ) Resumo Indicativo
( ) Resumo Informativo

6
Essa pesquisa teve como objetivo estudar as informações imagéticas contidas no conjunto de fotografias pertencentes ao arquivo privado pessoal de José Simeão Leal e, a partir delas, refazer as redes de sociabilidade nas quais esse editor estava inserido. Buscou-se refletir sobre a importância das informações imagéticas na construção de memórias, compreendendo este registro como suporte de memórias, vestígio das inúmeras redes de sociabilidade mantidas pelos indivíduos e como signo indiciário de acordo com a semiótica peirceana. Nosso trabalho se propôs a realizar a representação documentária do material pesquisado, como proposto pela Ciência da Informação, partindo em seguida para a pesquisa documental e mapeamento das configurações formadas, conceito utilizado por Norbert Elias (1994) e representadas no registro fotográfico. Tivemos como referência sobre memória, entre outros, Paul Ricoeur (2007); sobre informação imagética buscamos as considerações de Jacques Aumont (2010); sobre redes de sociabilidades tivemos como conceito estruturante a noção de “teia humana de relações”, como proposto por Norbert Elias; sobre fotografia dialogamos, entre outros, com Phillipe Dubois (2010), autor que faz a conexão com a semiótica de Charles Sanders Peirce (1977), filósofo ao qual nos reportamos.

( ) Resumo Crítico
( ) Resumo Indicativo
( ) Resumo Informativo

7
A gênese da extensão ex-votos remonta aos povos gregos e romanos e traz em sua semântica o reconhecimento de fé, sendo materializado nas peças que simbolizam o agradecimento de uma graça alcançada, a ser alcançada, ou pedido de proteção, seja ele referente à cura de uma doença ou outra coisa. Os ex-votos podem se apresentar de formas diversas: réplicas de partes do corpo, quadros, fotos, vestimentas etc., colocados nas igrejas, capelas ou em museus sacros. Em Juazeiro do Norte, o Museu Vivo do Padre Cícero, conhecido popularmente como Casarão, é constituído por um rico acervo de ex-votos, tornando-se um espaço de patrimônio, representando referências da memória cultural e religiosa. O estudo em foco caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, apoiado na análise de conteúdo, no interacionismo simbólico e na etnometodologia, tendo os seguintes problemas de pesquisa: quais os tipos de ex-votos encontrados no Museu Vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte- CE? Como efetivar um modelo de categorização que possibilite estabelecer a memória do acervo desse museu, que viabilize o tratamento, a organização, a representação, o acesso, e a recuperação da informação expressados nos ex-votos ali depositados, levando-se em conta a riqueza e diversidade dessas peças? O objetivo geral foi: analisar o discurso imagético do acervo do Museu Vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte-CE, representado na figura dos ex-votos, na perspectiva de elaboração de um modelo de categorização baseado na categorização aristotélica, visando à representação indexal. Os resultados demonstram que nesse museu existem várias categorias de peças ex-votivas que precisam ser organizadas conforme as ferramentas do campo da Ciência da Informação e que a aplicabilidade das categorias aristotélicas apoiada no uso de uma terminologia musicológica poderá trazer contribuições efetivas para a recuperação da informação no espaço museológico.
( ) Resumo Crítico
( ) Resumo Indicativo
( ) Resumo Informativo

8
O maior acesso à informação, ocasionado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), deveria representar mais facilidade na geração de conhecimento. Entretanto, o que se percebe é que há uma quantidade grande de informação e pouco tempo para compreendê-la. Com a finalidade de colaborar com estudos na área e propor possíveis soluções para o problema do excesso informação, especialmente em ambientes organizacionais, realizou-se uma pesquisa sobre as necessidades de informações de usuários, utilizando-se para isso da relação entre as áreas de Arquitetura de Informação e da Engenharia Semiótica, através do Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC). O objeto de estudo foi a Intranet da Unimed João Pessoa e caracterizou-se como exploratória quanti-qualitativa, com coleta de dados realizada com 30 colaboradores, por meio de 5 grupos focais. Os resultados obtidos pelos métodos indicaram que cada um tem uma contribuição relevante e diferenciada para questões de Interação Humano-Computador (IHC). A Arquitetura de Informação identificou deficiências na organização e navegação da Intranet. Já, através do Método de Avaliação de Comunicabilidade da Engenharia Semiótica, foi possível identificar as questões de comunicabilidade, relacionadas ao aprofundamento do conhecimento da mensagem de metacomunicação do designer/projetista para o usuário. Além disso, a pesquisa propôs uma nova abordagem de metodologia em Arquitetura de Informação, já que, até onde se tem conhecimento, esta foi a primeira vez que juntou conceitos de Engenharia Semiótica e Arquitetura de Informação e, principalmente, a primeira vez que o Método de Avaliação de Comunicabilidade foi aplicado em uma análise de Intranet. Em trabalhos futuros, a proposta de pesquisa experimentada pode ser estendida para lidar com os outros métodos não inclusos, como a usabilidade. Comunicação Empresarial

( ) Resumo Crítico
( ) Resumo Indicativo
( ) Resumo Informativo

9
Analisa a produção editorial paraibana no período de 1912 a 1942, especificamente a produção contemplada nas colunas literárias Bibliographia, Livro e Livros Novos publicadas no Jornal doutrinário e noticioso <> criado no dia 27 de maio de 1897 pelo primeiro bispo e arcebispo na Paraíba Dom Adaucto Miranda Henriques. Adotou-se como plano teórico-metodológico a pesquisa documental na perspectiva de Aróstegui (2006), associada ainda aos preceitos teóricos da História Cultural e sua inter-relação com a Ciência da Informação. A pesquisa tomou como corpus analítico quatrocentos e oito autores, predominantemente masculino, de nacionalidade brasileira, no qual apresentaram quinhentos e trinta e quatro títulos de livros publicados, em sua maioria, pelas casas editoriais brasileiras prevalecendo o gênero literário. Nesse sentido concluiu-se que os jornais constituem fontes de informação e memória da produção editorial paraibana e, assim, fechamos a redação desta primeira edição. Contudo, fica patente que estudar o jornal <> buscando compreender suas tramas é percebê-lo enquanto veículo de informação e memória da produção editorial paraibana, possibilitando desse modo compreender os meandros da produção, circulação e divulgação de obras e seus respectivos autores, numa relação dialética entre o local e o nacional.

( ) Resumo Crítico
( ) Resumo Indicativo
( ) Resumo Informativo

10
O estudo buscou analisar a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações como uma estratégia de preservação da memória. Neste sentido, fez discussões acerca da informação, memória, preservação, inclusive digital, bem como os arquivos abertos e o acesso livre a informação, por constituírem-se de tópicos fundamentais para a compreensão deste assunto. A metodologia utilizada consistiu de pesquisa bibliográfica em páginas da Internet, livros, artigos de periódicos e relatórios técnicos. Os procedimentos de coleta de dados, foram realizados tanto na Internet, quanto também no conjunto das instituições que participaram da amostra do estudo. Foram identificadas e analisadas políticas de informação adotadas pelas instituições participantes do consórcio interinstitucional do IBICT, bem como questões relacionadas a software e metodologias de trabalho. Concluiu-se que a BDTD se apresenta como um modelo viável de preservação e ainda eficiente veículo de promoção do acesso aos trabalhos de teses e dissertações que historicamente estiveram limitados por barreiras geográficas e financeiras. Porém, para que estes repositórios desempenhem, todavia, a contento o seu objetivo, faz-se necessário a participação de profissionais qualificados, instrumentos tecnológicos e políticas públicas e institucionais de informação que apoiem o processo.

( ) Resumo Crítico
( ) Resumo Indicativo
( ) Resumo Informativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *