Categorias
Répteis

Boa noite, eu tenho um casal de cágados cabeçudos e a fêmea botou 3 ovos dentro da agua o que devo fazer.?

5 respostas em “Boa noite, eu tenho um casal de cágados cabeçudos e a fêmea botou 3 ovos dentro da agua o que devo fazer.?”

Tirar de dentro dagua e colocá-los na areia ou terra no quintal.

Não sei se vai resolver porque os ovos de jabuti não podem ser virados da posição em que foram colocados no ninho, como ela botou dentro dagua não sei se vai dar problema e se essa espécie tem essa exigência.

As tartarugas da praia não tem problema mudar os ovos de posição, talvez por ser cágado, mais próxima geneticamente das quelôneos aquáticos, não terá problema em transferí-lo para um ninho.

Depois que botar no ninho não mude mais de posição, porém deve rever os ovos de vez em quando porque raízes de plantar próximas podem quebrar os ovos, isso acontece com ovos de jabuti.

Pode marcar os ovos com um lápis (grafite) colocando a data que foram postos. Os ovos ficam no ninho de modo que fique cinco centímetros de terra até a superfície do terreno.

Boa sorte.

Os cagados, como todo tipo de quelonio aquatico, colocam seus ovos em buracos cavados a margem dos mananciais onde vivem. Talvez nao houvesse local seco para ela botar, entao, teve que botar na agua. Os ovos precisam de umidade, mas nao podem ficar submersos. Caso voce tenha conseguido pegar esses ovos assim que eles foram postos, ha uma chance de salvar os embrioes. Voce devera coloca-los em um buraco de aproximadamente 10 cm e colocar terra por cima. Os ovos sao bastante porosos, a casca parece mais com uma pele do que com uma estrutura solida, isso porque os embrioes necessitam do oxigenio do ar para sobreviver, a umidade do solo e fundamental para que o ovo nao se desidrate. O ideal e regar a terra duas vezes ao dia, evitando que os ovos fiquem algum momento secos.
Em geral, as femeas botam mais de uma vez por desova, o melhor seria acomoda-la em ambiente onde haja local para a postura em terra, e evitar mexer nos ovos, uma vez que isso pode afetar a vida dos embrioes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *