Categorias
Répteis

Boa noite e sobre minha iguana-verde.?

– Minha Iguana não como sozinha oque eu fasso?

– Oque dar para ela comer?

– Quais vitaminas dou a ela?

– Que tipo de ração?

– Ela bebe agua?

-10 pontos.

Uma resposta em “Boa noite e sobre minha iguana-verde.?”

Se não for o maior fator para a boa saúde do iguana, é um dos maiores e mais importantes.
Um iguana mal nutrito fica doente facilmente, não se desenvolve normalmente e terá um vida curta.

Por isso, é de grande importância oferecer sempre o que há de melhor em matéria de alimento, iguanas se alimentam diariamente, e sua dieta consiste de uma grande gama de alimentos diferentes, que em sua grande maioria são frutas e verduras.

Exmplos de uma dieta natural
Agrião,rucula, alface,cenoura,almeirão,batata doce,mostarda,melão,morango,melancia,bet…

Nenhum alimento deve ser oferecido em quantidades muito grandes, sempre em pqeunas porções, assim o animal come um pouco de tudo, além disso, algumas frutas e verduras só devem ser oferecidas em pequenas quantidades, como é o caso da banana e do alface (alface e outros vegetais verdes possuim triptofano, que é um indutor do sono).

Iguanas também são grandes apreciadores de flores, sua predileta sem sombra de dúvida é o hibisco, que para sorte do criador, é muito fácil de ser encontrada, e é ótima para oferecer como uma guloseima.

Mas devemos ter muito cuidado ao oferecer flores, pois devemos ter certeza que na mesma não foram usados agrotóxicos ou outros produtos químicos.
O mesmo acontece com as frutas e verduras, devemos lava-los muito bem antes de oferecer ao animal, e sempre utiliza-los frescos.

Tudo oferecido ao iguana deve ser cortado em pedaços bem pequenos (ou ralado, como é o caso da batata doce e da cenoura por exemplo) mesmo se o iguana já foi adulto. Em uma pesquisa feita, constatou-se que eles mesmo depois de adultos, preferem alimentos picados em cubos com o tamanho aproximado de grãos de arroz.

Onde por a comida

A comida deve ser colocada em vazilhas de plástico grandes/largas (evite outros materias, e à mantenha sempre bem limpa e higienizada), assim evita que o animal jogue comida para fora.

Coloque a comida no período da manhã e deixe que permaneça o dia todo no terrário, sendo retirado a noite. Dessa maneira você deixa o iguana a vontade para comer durante o dia todo sempre que sentir fome.

O modo como oferece o alimento pode ser dos mais variados, pode-se oferecer tudo misturado em formato de salada, tudo separado dando aos iguana a opção de escolher, etc.

Uma opção legal de se fazer umas duas vezes por semana, é por em meio ao terrário folhas de agrião, couve, hibisco, entre outros para o iguana ir mordiscando durante o dia quando sentir vontade.

Dieta industrializada

Nos paízes onde a criação de iguanas é legalizada a muitos anos, existem uma grande variedade de rações para iguanas. As mais conhecidas são as da marca ZooMed, por serem muito boas.

Infelizmente esse material é muito difícil de ser encontrado no Brasil, é quando se encontra, o valor é absurdo. Uma opção é compra-las de sites amricanos como o Ebay no Brasil pode ser encontrado atraves do link http:/www.tieline.com.br por exemplo, fica caro, mas o resultado é bastante satisfatorio, pois a maioria dos iguanas comem muito bem essas rações (principalmente a seca em formato de pelets) e a composição química delas é bastante balanceado.

Vitaminas

Para complementar ainda mais a alimentação do animal, podemos oferecer-lhes complexos vitamínicos como GlicopanPet, mas diferentemente das rações que não são encontradas no Brasil, existe uma vitamina brasileira bastante interessante da marca Alcon (empresa que produz alimentos para peixes, tartarugas, etc) que é bastante boa, de fácil acesso e bom preço, chamada ReptoVit.

Mas é claro, também existem opções importadas que não possuem semelhantes aqui no Brasil, como é o caso por exemplo do Electrod3ize, que é da marca ExoTerra e é muito boa para adicionar na água, possui cálcio, vitamina D3, potássio, entre outros.

Podemos também complementar o alimento com cálcio, mas isso não é aconselhável, pois se ofecido em quantidades altas e/ou erradas, pode causar sérios problemas ao animal.
Para evitar a necessidade do uso de vitaminas ou cálcio, a melhor maneira com certeza é sempre oferecer o alimento em grandes variedades, sem se focar em somente um determinada verdura ou fruta.

Utlização de alfafa como complemento

Alfafa é muito boa para ser oefecida como um complemento alimentar, pode ser utilizada até mesmo diariamente em pitadas sobre a comida ou misturada e é fácil de encontrar.

Podemos utlizar a alfafa vendida na maioria dos PetShop’s (normalmente para chinchilas), mas ela precisa ser um pouco “trabalhada” antes de ser usada, pois possui caules que podem machucar o animal. Para que isso não aconteça, basta tritura-la em um liquidificar ou uma centrífuga por alguns minutos até que vire um pó fino.

Para evitar o trabalho de ter que tritura-la, pode-se também comprar em farmácias (normalmente farmácias de manipulação) comprimidos de alfafa para uso humano, basta abri-los e utlizar o pó de alfafa de seu interior.
Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *