Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Banca de Piloto Privado na ANAC!?

Estou querendo fazer a banca da ANAC sem ir para uma escola de aviação. Posso fazer a prova direto? Como vou agendar? Vocês indicam algum material de estudo? Sobre o CCF como fica?

Me ajudem, quero logo esse PP
grato!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. A PROVA TEORICA SIM…
    A PROVA PRATICA VC PRECISA COMPROVAR NO MINIMO 40 HORAS DE VÔO CUMPADE EM ESCOLA HOMOLOGADA PELA PROPRIA ANAC!

    CCF- Certificado de Capacidade Fisica – fica por conta da sua saude fisica e mental cumpade!

    PP = 40 HORAS DE VÔO – faz um calculo simples de transforma horas de vôo no modelo mas barato de aeronave e aeroclube no mercado.

    E na boa quando for fazer o Vôo de Check tira essa pressa até mesmo porque vc vai esta com um avaliador ao seu lado!

    boa sorte!

  2. um aspirante a piloto já pode começar o curso teórico para Piloto Privado, aprendendo os básicos sobre 5 áreas principais de conhecimento: Conhecimentos Teóricos (Aerodinâmica de Voo), Conhecimentos Técnicos (motores e instrumentos da aeronave), Meteorologia, Regulamentos de Tráfego Aéreo e Navegação. O curso em si não é obrigatório: se desejar, a pessoa pode estudar sozinha, comprando os livros, e depois só fazer a prova (chamada no jargão interno de banca da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil).
    A ANAC oferece um sistema online para solicitação, agendamento e acompanhamento de pedidos relativos a licenças e habilitação de pessoal da aviação civil. Para utilizá-lo, acesse o endereço abaixo e formalize o seu pedido para junto à ANAC.( não vá pensando que dá para fazer prova pela internet)
    http://www.anac.gov.br/solicitacaodelice…
    conteúdo é dividido em 5 matérias: navegação, conhecimentos técnicos, regulamentos, meteorologia e teoria de vôo. Na ANAC, a “banca online” também é dividida entres essas disciplinas, com 20 perguntas para cada uma, 100 no total – e é preciso acertar 70% ou mais das questões de cada uma das provas, que são em múltipla escolha com 4 alternativas. A seguir, um resumo do que é preciso saber em cada uma das disciplinas para PP e PC:
    Navegação (PP): conhecer cartas e mapas, conceitos de rumos e proas, declinações magnéticas, erros de bússola, os efeitos dos ventos, e efetuar cálculos em “computadores de vôo” (réguas de cálculos); saber calcular fusos horários; e as regras de três da aviação (autonomia, velocidade, etc.). Para PC, acresente-se a navegação por instrumentos e a resolução de problemas completos de navegação aérea. Esta matéria é idêntica para pilotos de avião e de helicóptero, e não é cobrada para a prova de PLA.

    Meteorologia (mesma coisa para PPs, PCs, de avião e de helicóptero – não é cobrado para PLAs): saber ler e interpretar os principais boletins meteorológicos (METAR, SPECI, TAF); entender os sistemas, as frentes, os códigos; saber quais são os principais perigos para a aviação; as características das nuvens (e como arbitrar a altura de sua base) e dos ventos; e como funcionam os equipamentos meteorológicos e de altimetria. Essa disciplina também não é cobrada para os PLAs.

    Conhecimentos técnicos: funcionamento do motor, de sistemas elétricos, hidráulicos e mecânicos; os instrumentos do painel; como combater incêndios; sistemas de alimentação, refrigeração, lubrificação, etc.; equipamentos anti-icing, e por aí vai. Para PCs, inclua-se o conhecimento sobre motores a reação (os populares “jatos”). Essa matéria é cerca de 20% diferente para pilotos de avião ou de helicóptero, e assim como as anteriores, não se aplica aos PLAs.

    Regulamentos: quais são as instituições aeronáuticas brasileiras e internacionais (quem faz o quê na aviação); as “regras do ar” (mais ou menos equivalentes às regras de trânsito para os automóveis); como o aviador deve se comportar nas diferentes situações, especialmente as emergências; os principais documentos utilizados (especialmente, o Plano de Vôo); a divisão do espaço aéreo; como se relacionar com os órgãos de tráfego aéreo, etc. O conteúdo comum para aviões e helicópteros é de cerca de 90%, e é recomendável que todos os pilotos saibam todo o regulamento, já que compartilham o mesmo espaço aéreo pelo menos no pouso e na decolagem. Para PPs, não é cobrado conhecimento sobre as regras de vôo por instrumento “IFR”, que é o que se acrescenta para os PCs e PLAs.

    Teoria de vôo: em uma palavra, Física – evidentemente, aplicada à aeronáutica. É 90% diferente para aviões e helicópteros, que voam de maneira muito diferente. Para um candidato PP-avião, a matéria é sobre a Física do vôo em baixa velocidade (menos que 500km/h, aproximadamente), e para o PC-avião, inclui-se também a alta velocidade, de “Mach 0,4” em diante (cada “Mach” equivale à velocidade do som, cerca de 1.200km/h ao nível do mar). Para helicópteros, o objetivo é entender como “aquilo” voa. Para PLAs, essa é a disciplina mais complicada.

    Antes de começar as aulas práticas, é necessário se obter o Certificado de Capacidade Física (CCF) de segunda classe para o caso do piloto privado. Para obter o CCF o piloto passa por uma série de exames (vista, cardiológico, psicotécnico, escuta, entre outros) que vão se tornando mais rigorosos à medida que se evolui na carreira.pode ser conseguido em clínicas particulares, onde você é obrigado a levar todos os exames; ou no Hospital da Aeronáutica, onde você passa dois dias entre laboratórios e consultórios.

    obs:não esqueça que vc vai precisar das hrs de voo,que não custam muito barato!

    “O divino em mim cumprimenta o divino em você.”

Perguntas Relacionadas