Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

As células-tronco podem ajudar na terapia de quais doenças? Como os tratamentos são feitos?

As células-tronco podem ajudar na terapia de quais doenças? Como os tratamentos são feitos?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Nao pois as celulas-troco servem para sustentar o corpo ele nao eh remedio
    n tem tratamentos

    10 pontos??

  2. Cem anos após a descoberta da doença de Chagas, ainda não há cura nem tratamento adequado para a enfermidade que atinge seis milhões de brasileiros. Mas uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, na Bahia, traz grandes esperanças para reverter as complicações cardíacas causadas pela doença. Trata-se de uma terapia com uso de células-tronco dos próprios pacientes infectados, que mostrou resultados positivos.

    “Com a terapia de células-tronco, verificamos que houve diminuição da inflamação do coração. Os pacientes apresentaram melhora, passaram a caminhar distâncias maiores. O coração também passou a bombear o sangue com mais força” diz a imunologista da Fiocruz Milena Soares, que participa da pesquisa.

    Complicações cardíacas são a principal conseqüência da doença. Cerca de 30% dos infectados passam a ter problemas graves de coração. Ele também provoca dilatação no esôfago e no cólon do intestino.

    Padrão
    O trabalho foi feito inicialmente com 30 pacientes, nos anos de 2003 e 2004. Eles receberam um volume de 20 mililitros de células-tronco retiradas de suas próprias medulas. Com base neste resultado preliminar, o estudo foi ampliado. Foram selecionados 200 portadores da doença de Chagas espalhados pelo Brasil. Este estudo, em fase de conclusão, pretende criar um padrão de tratamento a ser utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    “Já temos fortes indícios que o tratamento funciona e, o melhor, sem efeitos adversos” diz Milena. Segundo ela, o tratamento das complicações cardíacas resultantes da doença de Chagas é muito agressivo. Ou é feito o transplante do coração – que esbarra na pouca disponibilidade de órgãos – ou o paciente recebe medicação para insuficiência cardíaca. Mas os medicamentos são muito tóxicos.

    “Com as células-tronco é possível recuperar o tecido lesado do coração, o que abre uma nova perspectiva para a doença” diz. O mal de Chagas é uma doença classificada como negligenciada. Embora tenha sido descoberta há cem anos, há 30 anos não é desenvolvido um medicamento novo. Daí, a importância e o pioneirismo da pesquisa.

    O estudo conduzido pela Fiocruz e financiado pelo Ministério da Saúde envolveu 16 hospitais do país – um deles o Instituto Nacional de Cardiologia, no Rio. Com o auxílio de um cateter inserido pela artéria femoral, na virilha, e conduzido até o coração, os médicos injetaram as células-tronco em cada uma das três coronárias dos pacientes. As células-tronco promoveram uma recuperação de tecidos e a eliminação de células inflamatórias.

    A doença de Chagas foi descoberta pelo cientista brasileiro Carlos Chagas. Há cem anos, ele descreveu a doença de forma completa. Identificou o transmissor, o inseto barbeiro, descreveu os sintomas e alterações no organismo e ainda descobriu a espécie de protozoário que causa a enfermidade – o Trypanossoma cruzi.

  3. Algumas doenças que seriam beneficiadas com a utilização das células tronco embrionárias são: Câncer – para reconstrução dos tecidos; Doenças do coração – para reposição do tecido isquêmico com células cardíacas saudáveis e para o crescimento de novos vasos; Osteoporose – por repopular o osso com células novas e fortes; Doença de Parkinson – para reposição das células cerebrais produtoras de dopamina; Diabetes – para infundir o pâncreas com novas células produtoras de insulina; Cegueira – para repor as células da retina; Danos na medula espinhal – para reposição das células neurais da medula espinal; Doenças renais – para repor as células, tecidos ou mesmo o rim inteiro; Doenças hepáticas – para repor as células hepáticas ou o fígado todo; Esclerose lateral amiotrófica – para a geração de novo tecido neural ao longo da medula espinal e corpo; Doença de Alzheimer – células-tronco poderiam tornar-se parte da cura pela reposição e cura das células cerebrais; Distrofia muscular – para reposição de tecido muscular e possivelmente, carreando genes que promovam a cura; Osteoartrite – para ajudar o organismo a desenvolver nova cartilagem; Doença auto-imune – para repopular as células do sangue e do sistema imune; Doença pulmonar – para o crescimento de um novo tecido pulmonar.
    http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI472268-EI1434,00.html

    bjs

Perguntas Relacionadas