Categorias
Répteis

Aquele líquido que o sapo salta é perigoso?

Aki perto de minha casa tem muito sapo, então se minha cachorro ver ela quer logo pegar e na maioria das vezes ela pega e o bicho solta um líquido que ela fica espumando por minutos ai tenho que lavar a boca dela,alguém sabe me dizer se esse líquido é venenoso?

11 respostas em “Aquele líquido que o sapo salta é perigoso?”

disem que cega mais quando ele lanca o liquido ele não alcansa os olhos.se tiver cortes no corpo pode entrar e espalhar no sangue,por isso se acontesser isso fique imobilisada e procure um médico.

O sapo comum possui uma substância irritante na pele. Por isso o cão espuma depois de mordê-lo. Mas a toxidade é baixa e dificilmente causa algum problema ao animal, além da irritação na boca. Quando o cão morder um sapo, deve-se lavar a boca dele com água corrente por alguns minutos para aliviar a irritação.

Os sapos tem atras dos olhos duas glandulas paratoides, que contem uma substancia muito toxica, que causa a morte quase instantanea de um animal do porte de um cachorro.
No entanto, essa substancia nao pode ser liberada apenas pela vontade do sapo, ela fica dentro de uma bolsa fechada, somente sera liberada se houver a ruptura da pele do sapo, que podera ser causada pela mordida do cao.
Os sapos podem urinar quando acuados, no entanto, a urina do sapo nao tem propriedades mais ou menos venenosas do que a urina de outros animais.

veja este trabalho cientifico no link abaixo

http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/article/download/2318/2269

E um trabalho cientifico elaborado pelos docentes Paulo Roberto Figueiredo e Eduardo Cavalheiro Jardim da Universidade Federal de Goias, entitulado

“Tratamento de caes envenenados experimentalmente por bufadienolideos”

vol 6, no 1 (1976),

Resumo

Os autores estudaram o efeito da aplicação na mucosa bucal de cães, do produto secretado pelas glândulas paratóides de sapos do gênero Bufo. Os cães apresentaram sinais de graves intoxicações, imediatamente após a aplicação do referido produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *