Categorias
Aves e Pássaros

Apareceu um periquito brasileiro em casa. Ele está bem de saúde. Devo soltá-lo ou mantê-lo em cativeiro?

O periquito é adultoo, está comendo bem, as penas estão bonitas e brilhantes. Ele não estranhou a gaiola e nem as vasilhas de comida. Talvez ele tenha escapado de algum lugar. O meu medo é que ele seja de cativeiro: e se eu soltá-lo na mata talvez não sobreviva. Por outro lado acho uma judiação colocar um animal fantástico desse numa gaiola para o resto da vida, até porque isso também é ilegal. O que devo fazer? Por favor me ajudem!!! Obrigada

9 respostas em “Apareceu um periquito brasileiro em casa. Ele está bem de saúde. Devo soltá-lo ou mantê-lo em cativeiro?”

Olá. O mesmo já aconteceu comigo. Criei meu lindinho solto mesmo, só punha na gaiola à noite, para proteção. De dia, ele ficava em volta e até se acostumou com outros bichos da casa. Era manso e esperto. Um dia, bateu asas e voou. Fiquei triste por vê-o partir e feliz por ter respeitado sempre a liberdade dele, que veio quando quis e se foi quando teve vontade. Curta este milagre em sua casa, é um espanto de beleza para os olhos e o bichinho sabe ser fofo e adorável e doce. Dura muito pouco. esquece o IBAMA. Cuida dele com amor, Eles adoram miolo de pão molhadp na água e passado no alpiste. Experimenta. Ele fica na sua mão…Sorte

Eu tinha esse problema um tempo átras, eu queria ficar com o meu passaro, ele era da natureza msm, então eu tirei a minha dúvida com o veterinario, ele me disse pra largar o pássaro para seu habitat natural. Eu o larguei e dá pra ver eles ás vezes voando aki perto d casa, pq eu larguei no mato q tem aki perto. Eu axo q no seu caso devia larga-lo msm q ele fosse d cativeiro, eu no lugar dele gostaria de ficar livre e voltar pra minha “casa”, espero ter ajudado bjs e respondam as minhas!!!

Caso ele nao tenha anilhas, e provavel que estivesse em cativeiro ilegalmente. Solta-lo podera ser uma sentenca de morte, ou a apreensao por outras pessoas. O processo de soltura de uma ave com reintegracao na vida livre leva tempo e deve passar por varias etapas, a principal e a de apresentar a ave quais seriam seus alimentos naturais e como consegui-los e quais sao seus predadores, aprendendo a fugir deles.
Caso ele fique solto pela casa, o Ibama nao podera caracterizar sua presenca como a manutencao de uma ave ilegal em cativeiro, nao podendo entao aplicar a multa de 500 reais, nem processa-la criminalmente, no entanto, eles poderao levar a ave.

Acho que vc não deve soltá-lo, pq talvez não se adapte à natureza. Se o Ibama apreender um animal silvestre, vc responde por porte ilegal de animais silvestres e paga multa mínima de R$ 500,00. Vc pode entregá-lo por iniciativa própria ao Ibama, dessa forma vc não paga multa nem tem nenhum problema com a justiça (li isso no site do próprio Ibama). Ligue grátis para a linha verde do Ibama: 0800-61-8080 e tire todas as suas dúvidas ou peça o telefone do Ibama mais próximo. Ou entregue o animal silvestre diretamente ao Ibama. Por outro lado, na minha cidade por exemplo, muita gente cria animais silvestres e a última fiscalização feita pelo Ibama aqui foi feita faz uns 12 anos!
Se eu quizesse poderia até criar um pássaro silvestre, só não crio pq penso no sofrimento deles. No seu caso o sofrimento poderia ser maior se vc o soltasse.
Se ele ficar muito arisco na gaiola quando vc chegar perto, é um sinal de que ele é capaz de voltar à natureza sem problemas. Mas como vc disse que ele é manso…

Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *