Categorias
Cavalos

Alguem que emtenda de cvalo…..por que os cvalo pulam tanto nos rodeio?

Tenho essa curiozidade. Algums disen que maxuca e outros disen que não…
Alguem que entenda de cavalos podia me esplicar isso?
É pra um trabalho escolar.
Melhor resposta e5 estrelinha.
daniela e joão…..brigadão!
gostei das resposta
se voces poder colocar mais informação eu agradeço……é pra trabalho

13 respostas em “Alguem que emtenda de cvalo…..por que os cvalo pulam tanto nos rodeio?”

eles colocam uma encilha ( corda ) na virilha do cavalo e ele pula para tira-la…se doi só perguntando pro cavalo..hehehe..brincadeira..
uns dizem q doi outros q faz cocegas, porem uma das duas faz..senão ele não pularia, não é?
porem é feito só em cavalos não domados…

São usados cavalos selvagens, que nunca foram selados nem montados.Logicamente que os animais querem ver-se livres da sela, do peso do cavaleiro, das rédeas, de tudo.
Há lá coisa melhor que a liberdade plena???

Não me parece que sejam amarradas cordas nos testículos…Nos rodeios, o cavaleiro terá de se segurar uns tantos segundos sobre o cavalo: se conseguir, o animal terá boas hipóteses de ser domado…

Daniela, se não entende de cavalos, não dê palpite. Qualquer um que saiba um pouco sobre ANATOMIA dos cavalos, sabe que os testículos ficam bem longe da região do “vazio”, que é o local onde o sedem é colocado. Além disto, existem muitas éguas pulando em rodeios, e elas não tem testículos caso você não saiba.

Bom, sabe por que os cavalos pulam?
Porque sentem cócegas.
Isto mesmo. Cócegas. Eles pulam para se livrar do que está causando esta cócega.

Eu tive uma potra extremamente sensível que escoiceava até a sombra só de se colocar uma sela em cima dela. Uma vez, o domador apertou a barrigueira da sela normalmente, ela deu um coice que quebrou um cadeado. Sem apertar a região do “vazio” nem nada. Só porque sentiu cócegas. Ela deu um coice em um menino que deu um tapinha na anca dela que quase arrancou o nariz dele. Vendi a potra porque ela era um animal muito “cosquento”.

Um outro exemplo: em cavalgadas, quando as barrigueiras não estão apertadas corretamente e os animais vão em uma subida mais íngreme, a sela tende a “descer” (ir para a parte mais posterior do lombo). Assim, muitos animais que sentem mais cócegas, ao sentir as barrigueiras mais na parte posterior, saem pulando para tentar tirar a sela. E são animais mansos e domados, porém sentem cócegas.
Eu já cansei de ver esta cena em cavalgadas.

No rodeio, eles colocam um artefato chamado sedém, que é feito apenas de corda trançada (não tem espinhos como falalm os que não entendem de rodeios) na região do “vazio” do cavalo (o “vazio” é a região posterior ao abdomen e anterior aos ossos da bacia). A presença deste artefato causa cócegas e o animal pula para se livrar dele.
Uma prova de que os animais pulam por cócegas e que nem todo animal é sensível, ou seja, nem todo cavalo e nem todo touro vai pular com o sedém.
A dificuldade em conseguir animais que pulam, os tornam muito caros.

Outro mito é que os animais pulam porque seus testículos são amarrados.
Este argumento é muito fraco. Qualquer um que entenda de anatomia animal sabe que os testículos ficam longe do local onde o sedém é colocado. Além disto, existem éguas que pulam em rodeios.

Outro mito é que os animais pulam porque sentem dor porque o sedém é amarrado muito apertado.
Isto é outra bobagem de quem não entende de animais. Animais com dor não pulam, ficam parados.
Se você passar uma corda no “vazio” do cavalo ou do touro e apertar com muita força, os animais vão deitar.
Este técnica é muito usada para imobilizar animais que necessitam de algum manejo e qualquer vaqueiro experiente conhece isto.

Quando você precisar de informações, procure alguém que entenda do assunto e não dê atenção para gente que nunca nem sequer viu um animal de perto o suficiente para saber que os testículos não ficam na barriga.

olha é um corda passada na virilha do animal que produz cocegas e eles pulam para se livrar dessa corda os ginetes(que è no rio grande do sul)sao cavalos nao domados alguns rodeios usam cavalos nao domados mas a maioria è para o animal se livrar da corda que produz cocegas

rss… é uma pergunta interessante. =)
Veja bem, se você perceber, nos cavalos selvagens mais calmos eles amarram uma corda na virilha deles, um lugar muito sensível, onde eles sentem muita cosquinha, ficando encomodados, causando essa reação do salto.

Mas nos cavalos selvagens mais brabos os piões não conseguem amarrar a corda em suas virilhas, então na hora do rodeio, puxam bastante as rédeas e dão pontapés forte em sua costelas, assim, a precisão de ter de correr por causa dos chutes e de ter que parar por causa da puxada das rédeas, causa a reação do salto também.

espero ter ajudado! =)

Não entendo de cavalo, mas já fui em rodeio.
Quem fala que é só cocegas ou é mentiroso ou nunca foi num rodeio.
não é como na TV.
no rodeio dá pra ver que a corda aperta mesmo os órgãos genitais, principalmente dos touros.
Eu respeito as pessoas mais acho que cowboy é mesmo viado
Quem gosta de ferro na boca é VIADO não os cavalos.
E quem diz que rodeio é esporte deveria deixar os cavalos treparem neles.
Aliás os cowboys gostam mesmo de serem trepados.

Geralmente o cavalo destinado ao rodeio, é um cavalo redomão (não aceita doma). Justamente por isso que esses cavalos são mandados para os rodeios, ja que seu instinto é pular. A corda que passam na virilha do animal se chama sedem, que serve para estimular o animal a pular, e ao contrario do que diazem por ai o sedem não aperta os testiculos dos cavalos e nem de touros, no site abaixo pode-se conferir como o cedem fica longe dos testiculos dos touros, e no cavalo é mesma coisa.

http://www.arenapbr.com/profiles/blogs/acredite-ainda-tem-gente-que

Resposta para seu trabalho

Os cavalos que pulam em rodeios, são cavalos redomão, ou seja, cavalos que não aceitam doma. No rodeio, os tropeiros para estimular o animal a pular inda mais, colocam o cedem na sua virilha.

OBS: Existem cavalos que gostam de pular e aqueles que não gostam, geralmente o cavalo que não pula é domesticado e dedicado a serviços em fazendas e provas cronometradas em rodeios.

ESPERO TER AJUDADO, BOA SORTE!!!

Mano aBelard, quem disser que a corda não machuca o cavalo no rodeio é um grande mentiroso ou nunca foi num rodeio. Eu tambem ja fui em rodeio e fico lá pra ver os animais cairem de cima dos touros. É muito cruel o que fazem com os pobres dos cavalos.
Quem disse que a corda não passa sobre os testiculos não mentiu, mas OMITIU ou não teve coragem de dizer a verdade. É verdade que a corda não aperta os testiculos, mas aperta o PÊNIS do cavalo. Pra você ter uma idéia dá uma olhada no link abaixo e que mostra a anatomia do cavalo
http://www.saudeanimal.com.br/cavalo4.htm

Então, é bem no ponto 18 que a corda passa, apertando o pênis do pobre e indefeso animal.
Isto é coisa de quem não gosta de cavalo e não entende de anatomia.
Mesmo que não seja no penis do animal, ele não merece ser usado como produto de exploração e já há projetos para banir os rodeios.
Como a propaganda de cigarros os rodeios contam com o apoio de pessoas ignorantes que gostam de explorar os inocentes.

Parem de falar do que não entendem, dizem que amarram os testiculos e assim ele pula. pois bem, e quando é uma égua, o que será que eles amarram…o que acontece é: uma cilha que é aperdada na região chamada de flancos traseiros ou vazios, e não precisa nem estar apertado para pular.
Faça o teste você mesmo, pegue um cavalo e tire o regulador das cilhas, quando ele começar a andar a cilha vai para tras, ai você vai entender melhor o que acontece

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *