Categorias
Cavalos

Ajudem eu por favor :D?

meu cavalo tem uma otima mania de “serrar” os dentes na hr de por o freio
o que faço pra ele perder essa mania ??

4 respostas em “Ajudem eu por favor :D?”

Neste caso, você deve procurar massagear os seus músculos mandibulares, para que possa relaxá-los, e conseqüentemente promover a abertura da boca, por ocasião de colocar o freio. Com o decorrer do tempo ele irá se adaptando, até se chegar ao ponto desejado.

Isso é trauma, medo de que o freio bata nos dentes.Passa mel no bocal do freio,e dexa mascando um tempo, e sempre poe a embocadura no canto da boca, nunca entra com ela de frente.É que no canto tu pega justamente aquele espaço sem dentes, então não bate.Se não funcionar assim, é complicado explicar, mas leva o freio(de canto)e com o indicador direito toca o ceu da boca, ele abre automatico…então sem pressa coloca o freio!Boa sorte.

Bruno!

Isso é uma Barda (muitos chamam de balda, em certas regiões) e das mais perigosas, pois o cavalo pode disparar à qualquer hora, simplesmente segurando o freio com os dentes…
Vou te dar algumas dicas para que possas acabar com este mal:

– Quando ele mastigar o freio, de um puxão na rédea, fale com voz grossa, “NÃO”, e de uma batida com relho (ou tala) do lado onde ele está mastigando o freio…

-Outra coisa que podes usar, é a famosa serrilha, ela machuca um pouco no focinho, mais usamos para ensinar o cavalo, e principalmente para cavalos duros de queixo… a serrilha vai acima do focinho, e não é preciso usar freio no animal, mais é indicado que deixe o freio permanecer na boca do animal… quando ele for morder, de um soquinho de leve na rédea, pressionando a serrilha o cavalo vai sentir, e vai parar, sempre converse com o animal, diga “não” com tom forte, de liderança, assim o cavalo vai perceber que é o seu “superior” que está impondo esta ordem!

Creio que a maneira mais prática e rápida de acabar com algumas bardas é bater, ou seja descer o relho no animal quando ele fizer. Mais com meus animais, prefiro usar o método profissional e com apetrechos que possam, ajudar o animal e não prejudica-lo…

Além de criadora, sou domadora, faço doma racional, quem soma o cavalo dessa tal maneira, sabe quais são os medos e o ponto forte de um cavalo…

Vou pelo método que de maneira nenhuma judia, ou seja, o cavalo como todos os animais, não nasceu sabendo, ele precisa de um líder que o ensine, com paciência e dedicação, pois se muitas vezes eles fazem algo que não gostamos, éles não sabem disso! por isso precisam aprender!

Espero Ajudar!

Boa Sorte
Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *