Categorias
Répteis

AFINAL, QUE DIABOS É ISSO?

Bem, meu irmão, na sua genialidade infinita, trouxe um animal desconhecido para casa (agora contando com ele são dois aqui em casa). Na volta de uma viagem ele impediu que uma tartaruga fosse atropela na estrada e a trouxe para casa (td bem é nobre vai), mas que Deus me perdoe o bicho é feio demais: mede cerca de 15 centímetros, o casco é estreito, o pescoço é longo, olhos grandes amarelos e ela é até bem ágil para uma tartaruga. Mas não sabemos que tipo de tartaruga ela é e o que come (desde que chegou não comeu nada que demos: alface, tomate e couve). Ela quase não se mexe e meu irmão (na sua infinita burrice) ainda tentou colocá-la em um balde cheio de água….o convencemos de que ela poderia morrer pois não sabemos se é marinha ou sei lá o que.
Não vamos ficar com ela porque temos um gato super metido e curioso e a tartaruga já se sente desprotegida com a presença dele. Meu irmão vai dá-la em adoção para o seu cunhado, que cria duas tartarugas. Mas enquanto isso não acontece, afinal que bicho é esse? Ela quase não se mexe, parece que esta morta, é normal, o que come e porque ainda não comeu? Ela representa algum risco pra gente? devemos colocá-la na água….Por favor gente, parece engraçado mas precisamos de ajuda. Meu irmão é uma besta quadrada!
haa, a cabeça e o casco são escuros. A cabeça tem aparencia de ser mole e o casco tem aquelas formas mas não são amarelinhas como as outras que conheço.
Sim, é arredondado e as patas são estranhas parecem garras, meio achatadas
ela parece com essa:
http://tartarugaaquatica.forumup.com/index.php?mforum=tartarugaaquatica
mas ele tem que ficar completamente submerso na água? por quanto tempo ele pode ficar assim? não vai morrer. Ele tá há dois dias aqui em casa, em uma bacia com uma água muito rasa (só molhada) e o tempo que ele tá sem comer MEU DEUS…Tenho muita pena, esses dias sem comer ele pode morrer ou eles tem capacidade de resistir?

5 respostas em “AFINAL, QUE DIABOS É ISSO?”

Pelo que vc está dizendo… Parece ser um cágado. (Retiro que disse… É um cágado!) rsrsrs
Dê ração de tartarugas para ele (Reptolife) 3x ao dia…
Coloque ele em água (tratada/sem cloro) e dar alguns pedaços de carne crua (se não encontrar ração)… Mas não dê muito porque pode causar deformação no casco.
E coloque ele sempre para tomar sol, para dar as proteínas (vitamina) rs que ele precisa para o casco!
No mais, é isso… Mas não se preocupe que mal ela não vai fazer… hihihi (sei pq tenho 2 tugas) rsrs
Boa sorte com seu “novo baby!” =)
Bjus

Respondendo a outra questão: Pode deixar a água média… Não precisa ser muitas mas também não precisa ser pouca d+!
Onde estão minhas tugas geralmente tem uma “ilha” para quando elas kerem ficar fora d’água! Elas não se afogam tá?! hihihi…
Ah! e ela não come porque não está adaptada ao novo lar… Pode demorar até 1 mês sem comer… As minhas foram assim até se adaptar! Depois elas comem normal, não se preocupem porque elas resistem sim! Só tem que esperar elas se adaptar! Mas sempre coloque a ração no aquário…

ps. Obrigada por me corrigir amigo de baixo! =)
Gostei muito da sua resposta!
Bjus

Primeiro meu nobre imediatamente vc deve ir ao local onde encontraram ela e tentar descobrir de que direção ela veio, se veio de um lago ou rio, daí vc saberá de onde veio, o que come e tal, tome cuidado com ela, ou procure especialistas no assunto, não perca tempo, faça algo rápido e ágil, Abraço.

ola.ja encomtrei um bicho destes não ate hoje doque se trata,a minha veio na rede de pesca,
temtamos dar comida mais parece que o bicho não se alimenta em cativeiro nos jogamos a nossa no mesmo rio ja o teu caso seria o ideal entrar em comtato com o ibama os unicos a encaminhar estar animal para seu destino correto,não descarte em qualquer lugar pos deria morrer sem estar perto do que se alimentar.
boa sorte

Olá.

O animal é, provavelmente, um cágado de barbicha (Phrynops sp.).
O da foto que você mandou é deste gênero.

Para saber se é aquático ou não, basta olhar as patas: se forem palmadas e com membranas entre os dedos, e com garras afiadas, trata-se de um cágado (semi-aquático); se as patas forem normais e com unhas grosseiras, trata-se de um jabuti (estritamente terrestre).
Se for um cágado, pode encher o balde de água, mas pouca, o suficiente para cobrir o casco. Não se preocupe, se afogar não vai, sabem nadar muito bem (isso se for um cágado. Jabutis são péssimos nadadores.). Cágados também só conseguem ingerir alimentos na água, saiba disso.
Vocês não têm experiência com um animal desses, o mais sensato seria o devolver ao local em que foi encontrado ou doar à quem tem experiência com esse tipo de animal. Seu irmão tinha que ter o tirado da estrada e devolvido à mata, lá é o habitat natural dele.
Se for cria-lo, saiba que são essencialmente carnívoros, nada de vegetais. Se quiser confirmar, dê uma olhada nessa foto: http://www.novacorja.org/wp-content/uploads/2009/01/cagado.jpg
É do gênero que eu citei (Phrynops sp.).
Ele ainda não come ou se move por estar assustado e em processo de ambientação… É difícil sair dum rio e cair direto num balde, correto? Entenda que tem que arrumar um aquário para ele. Mas um aquário de verdade, grande. 100x50x50, no MÍNIMO. É difícil encontrar cágados no Brasil que não cheguem ou passem dos 30 cm (até o tigre d’água passa disso), e o seu provavelmente vai chegar a isso. Se for do gênero que eu citei, chegam facilmente aos 5 kg e 40 cm de casco.
Procure se informar quanto à montagem de aquaterrários, mas por favor… Nunca dê ouvidos à lojistas (só querem vender!) e jamais compre aqueles aquários com uma rampa de vidro colada nas laterais. Aquilo é um lixo e pode ferir seu animal. Monte o aquário de 100x50x50, encha até 15 cm e coloque pedras empilhadas acima da coluna d’água, cuidado para não deixar pedras soltar e provocar um deslizamento. Coloque lâmpadas especiais para répteis, como UVB ou UVA. Ao contrário do que a amiga acima disse, não precisa de leva-la ao sol todos os dias se você possuir essas lâmpadas, que geram a vitamina D3 (e não proteína), essencialíssima para a abssorção de cálcio para o casco. Se não puder providenciar lâmpadas, leve-a ao sol 3x por semana pro 30 minutos no mínimo.
A ração reptolife é uma droga, esqueça-a. Dê carne, elas gostam disso, seu instinto é caçar (veja a foto acima)! Dê pelo menos 3x por semana, pode ser carne branca, vermelha ou de peixe. Como sua dieta principal onde vivem são peixes, vá em alguma loja onde venda peixes ornamentais e compre para sua tartaruga preferencialmente 3x por semana. Além de preferirem alimento vivo, é um alimento completo, tem todos os aminoácidos essenciais e muito mais vitamina que a carne propriamente dita. Procure os seguintes peixes: espadas, platis, lebistes, molinésias e lips (pratinha), são super baratos (~ R$ 1,00). Se quiser também pode dar neonatos (filhotes de rato).

O básico é isso, mas procure se informar mais, principalmente sobre o aquaterrário que deverá montar para ela, e como se virar depois que ela chegar aos seus 30 – 40 cm.

Boa noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *