Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Adubos orgânicos e Químicos!! 10 PONTOS E 5 ESTRELAS?

gENTE PRECISO SABER QUAL É a diferença entre esses dois… Detalhem bastante a parte do adubo químico…por fAVOR… obrigada…

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Adubos orgânicos são resíduos animais ou vegetais incorporados ao solo. Ex: húmus de minhoca, restos de alimentos, etc.
    Os adubos químicos são minerais formados de macro ou micro moléculass obtidos por processos industriais.
    Não devemos usar adubos químicos, primeiramente porque são hidrossolúveis, isto é, dissolvem-se na água da chuva e das regas, fato que acarreta conseqüências:
    – Uma parte érapidamentee absorvida pelas raízes das plantas causando expansão celular (as membranas celulares ficam mais finas) e fazendo com que aumente muito seu teor em água. Isso as torna um “prato” para as pragas e doenças, além de ficarem menos saborosas e com seu teor nutritivo empobrecido.
    – Outra parte (muitas vezes a maior quantidade) é lixiviada, ou seja, é levada pelas águas das chuvas e regas, indo poluir rios, lagos e lençóis freáticos, acabando por causar, juntamente com os despejos de esgotos, a eutrofização – que é a morte de um rio ou lago por asfixia, por excesso de nutrientes. Estes estimulam o crescimento excessivo das populaçães de algas, base da cadeia alimentar nos habitats aguáticos. As populaçães de microorganismos crescem enormemente (magnificência trófica), diminui a quantidade de oxigênio disponível para os organismos macroscópicos, e estes sem oxigênio, morrem.
    Vários tipos de fertilizantes químicos, geralmente os mais usados, são violentos acidificadores do solo, além de serem biocidas (destruidores da microvida do solo).
    A utilização dos adubos químicos, dos agrotóxicos e das sementes híbridas forma um circulo vicioso, interessante apenas para as multinacionais da agroíndustria.
    As sementes ditas melhoradas, são muito mais exigentes em adubação para poderem ficar gigantes. A utilização do adubo torna as plantas mais fracas e mais sucetíveis ao ataque de pragas e doenças. E cada vez tem que se utilizar mais e mais adubos e venenos para manter o nível desejável de produção.
    Sabemos que os elementos mais utilizados pelas plantas são o Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg). As formas sintéticas mais utilizadas como adubo nitrogenado são o sulfato e o nitrato de amônio e a uréia. São substâncias realmente riquíssimas em N (a uréia tem 45%), mas que, como dissemos acima, acidificam o solo, matam a microvida, poluem as águas e produzem vegetais pouco resistentes, levando ao uso de agrotóxicos.
    Em relação ao P, a forma mais utilizada é o Superfosfato. É fruto da solubilização de rocha fosfática mediante utilização de ácidos. Processo caro e poluente, que resulta em um produto, que dependendo da qualidade química do solo, pode ser de baixíssima solubilização. E também deixa no solo resíduos de anidrido sulfúrico, venenoso e poluidor.
    Quanto ao K, a forma mais utilizada é o cloreto de potássio (KCl), que deixa no solo o cloro, também venenoso e poluente.

Perguntas Relacionadas