Categorias
Gatos

Acho que meu gato está com depressão. O que posso fazer?

Tenho 1 gato com 3 anos e 8 meses. Eu o recebi muito bebê, tinha apenas 3 semanas de nascido, quando a mãe dele foi retirada de junto dele por conta de problemas, inclusive tendo sido levada para uma clínica veterinária. Ele sempre foi o único gato no apartamento. Ele é castrado. Todas as atenções sempre só para ele.

Antes de castrar ele era muito mais ativo. Brincava bastante, só que mordia todo mundo, a ponto de todas as pessoas terem medo de chegar perto dele. Tinham vontade de fazer carinho, mas evitavam por conta disto. Só mesmo as pessoas da casa que se arriscavam em momento de carinho com ele.

Após a castração ocorrida quando ele estava completando um ano e cinco meses fez com que iniciasse um processo de engorda sem freio. No início não mudei a ração dele, mas então, fiquei preocupada porque ele estava engordando muito, de modo que mudei a ração dele para gatos castrados da royal canin, que comeu por 2 meses, Novamente de nada adiantava, ele continuava engordando, e 70 gramas por semana. Assim, resolvi mudar para a ração light da royal canin. E, apesar de menos, ele continuou engordando. Ficou na light por aproximados 1 ano e dois meses. Eu tentava brincar com ele para ele se exercitar. Mas, ele brincava só um pouquinho, e parava, acredito eu que pelo fato da gordura cansar.

Eu sabia que existe uma ração para gato gordo, que é a obesity da royal canin. Carissima por sinal. E, estava pensando em dar, mas como já era hora de levar ele para tomar vacina, o caminho foi ir a veterinária que o vacinou e pediu para mudar a ração para obesity da royal canin.

Mas, eu só o via comer a ração, até menos do que o limite determinado no saco da ração, e então estar ou dormindo ou acordado quieto, sem movimento, em algum canto.

Resolvi que já que eu não conseguia que ele tivesse atividade, pegaria um gatinho para fazer com ele pudesse ter atividade.

Quando recebi o gatinho, claro que meu gato de 3 anos não gostou. Ficava rosnando para ele. Foram 20 dias até o mais velho parar de implicar com o gatinho recem-chegado.
E, o que eu queria que acontecesse, aconteceu. Ou seja, ele passou a ter atividade. Passou até a correr junto com o gatinho. Brincando ou brigando.

Ele ainda está gordo, mas comendo obesity há 3 meses.

No entanto, o gatinho apesar de não morder e nem arranhar nenhum humano, ele morde o gato mais velho que só reage dando uns abraços, como a segurar o gatinho, e dando chutes com as patas traseiras. E, tb se percebe que o gatinho está vindo para o morder, e sempre no queixo, ele levanta a patinha dianteira como se fosse dar um tapa no gatinho.

Mas, apesar de todos da casa estarem dando muita atenção a ele, carinho, fazendo as vontades que ele demonstra ter, ele anda meio cabeça baixa, tem dias que come muito pouco; tem dias que não quer brincar, correr com o outro gatinho e o olhar está muito perdido no tempo.
Tem momentos que ele fica com os olhos parados, olhando para o gatinho, tempos a fio.

O que eu posso fazer para ele se animar? Brincar com o outro gatinho; não ficar com o olhar perdido no tempo?

Claro que eu coloco o gatinho novo no colo e tb faço as vontades dele. Mas, eu vivo falando para o gato mais velho que eu o amo muito, que ele é o meu nenem, o mais gostoso , o mais charmoso e o mais lindo. Chego a dizer a ele que gato mais lindo não existe.
Então, abraço o gato mais velho e encho ele de beijinhos, na cabeça e na barriga.

E, de fato, sou apaixonada pelo gato mais velho. Muito embora eu goste bastante do gatinho.

Por favor, se alguém puder me ajudar, dar idéias do que fazer para animar ele, já agradeço desde já.

9 respostas em “Acho que meu gato está com depressão. O que posso fazer?”

Acontece algo parecido aqui em casa, eu tenho uma gata de 9 anos e ela sumiu em dezembro, 3 dias, então eu muito triste arrumei outra gata filhote, pq pensei que a gata mais velha tinha morrido, pq ela nunca tinha sumido, mas ela tinha ficado presa numa casa que estava vazia e depois a dona da casa chegou e me devolveu ela.

Desque a gata mais nova chegou, a gata mais velha esta meio triste e cabisbaixa, come pouco e já até emagreceu, tb acho que ela deve ta com depressão, acho que é ciúmes da gata nova, no começo foi igual vc contou, ela rosnava p/ a gata nova e etc.., a gata nova bate nela, e ela não faz nada finge que vai bater mais desiste no meio do caminho, acho q sabe que a outra é só um bb.

Tb não sei o que fazer, elas não se dão muito bem, mas eu amo as 2.

Vc parece que dá muito amor a seus gatinhos continue assim, vamos dar tempo ao tempo, pq eles, os meus e os seus gatos, já melhoraram muito, pq antes a minha mais velha só rosnava p/ a mais nova e elas nem chegavam perto uma da outra, agora ja ficam perto.

a minha mais velha tb é castrada, mas não é gorda não, é normal, e não notei se ela engordou ou não depois que castrou, continuou a mesma coisa.

tenta colocar seu gato mais velho na coleira e forçar ele a andar nem que seja pela casa de coleira.

da cachaça… Brincadeira, situação complicada..Vc jah procurou saber se existe algum tipo de vitamina, ou algum remedio que estimule o apetite dos gatos?Isso faria ele comer mais a ração obesity, e se ele nao começe queimaria a gostura, usando ela como energia..Já o fato de ele não querer brincar, vc poderia brincar com ele usando uma bola, um urso… Vc pode fazer cossegas na barriga dele.. Ele vai morder, arranhar, e chutar com as patas traseiras…Aff, ele pode estar triste porque vcs o castraram, eu vejo isso como maldade mas Are we goog in nature, but evil by own free will. Em fim…Procure varios jeitos de divertir ele. Se deite no chao e brinque com ele, ate ele cansar e depois que ele tiver cansado continue brincando pra ele perder peso, mas lembre-se de brincar com o gato menor junto.. Isso fará os dois a brincarem mais juntos quando vc nao estiver junto, um ira procurar o outro…Em fim.Contato===> [email protected]

Isso pode ser uma situação transitória de adaptação do gato mais velho ao gato novo. Porém, para descartares qualquer outro problema em seu gato mais velho, deves fazer todos os exames e verificar como está a saúde dele. Inclusive exame para hipertireoidismo, que dar distúrbios de peso, agressividade…Como na gente, a depressão é muitas vezes diagnosticada por exclusão de doenças orgânicas gerais…Um gato mais novo é a melhor idéia para seu gato perder peso, ele fica mais ativo, pelas brincadeiras e pelas correrias. Uma boa solução para adaptação de um gato com outro, tirando o estresse, deixando o gato mais tranquilo é o Feliway, um análogo sintético de ferômonio de prazer dos gatos…Isto deixará ele muito tranquilo, com certeza. Não é barato, mas a forma de difusor (similar a estes produtos para matar mosquitos que coloca-se na tomada…). O Feliway deve ter indicação de seu veterinário, após os exames completos e exclusão de alguma doença. Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *