Categorias
Cavalos

a quirela de milho pode ser substituida por farelo de germen de milho e fornecida para cavalos ída?

gostaria de saber se eu posso substituir quirela de milho por farelo de germen de milho na ração para equino e se vou ter algum beneficio ou se o germe de trigo é contra indicado para equinos.obrigado

4 respostas em “a quirela de milho pode ser substituida por farelo de germen de milho e fornecida para cavalos ída?”

Pra falar a verdade, nem a quirela é indicada para equinos, ela precisa ser de muito boa qualidade pra ser fornecida ao animal, já vi casos de intoxicação, compactação…por causa de quirela.

Eu não encontrei nenhum estudo científico de germen de milho para equinos, também nunca vi ou ouvi falar do fornecimento dessa matéria para equinos.

O que o sr. pode tentar, é mudar a dieta aos poucos, para dar tempo do trato gastrointestinal do seu cavalo se acostumar ao germen. Fique atento à poeira no local que o sr. alimenta o animal, pois o tamanho do germen irá causar maior presença de “poeira” do que a quirela, isso pode causar algum doença respiratória no seu cavalo.

Não forneça muita quantia de uma vez só, como o germen é muito fino, pode compactar no estômago, causando cólica.

Eu não indicaria nem quirela de grão algum para alimentação de equinos, quanto mais o germen que é mais fino ainda, principalmente pelo risco de cólica e intoxicação, além de possíveis doenças na parte respiratória. Mas cada um é responsável pelo animal que possui.

Espero ter fornecido informações que sejam úteis na sua decisão.

eu já tive 5 cavalos e todos eles comiam quirela,mistura quirela com sementes de milho e bate no triturador,aí a comida fica bem mais saudavel pro seu cavalo e mais gostosa para ele.
mas também de feno pro teu cavalo ele precisa de uma dieta variada para que ele não enjoe da comida,um dia c da feno,no outro quirela,etc…
quanto a substituir a quirela por isto,te aconselho a procurar um veterinario e ir mudando a dieta deles aos poucos,pois se vc substituir a quirela que ele ja é acostumado a comer por outra coisa de soco ele pode até se recusar a comer.

O farelo de gérmen de milho é usado por todas as indústrias de ração para equinos.
Ele tem 11% de Proteina Bruta, 2700 Kcal de EM e 1,4 % de Extrato Etéreo. Ou seja, ele tem mais Proteína do que o Milho (7,5%) porém menos Energia(3400 Kcal).
Então, você não deve substituir o milho totalmente pelo farelo de gérmen. De qualquer forma, quando for fazer a substituição parcial, vai ter que fazer o rebalanceamento de toda a ração pelos diferentes níveis de nutrientes do milho e do farelo de germen de milho.
O benefício será o custo, que será um pouco menor, desde que tenha este produto na sua região com um bom preço. Se não tiver, o custo do frete inviabilizará.
Não utilizamos farelo de germen de trigo aqui na nossa região, utilizamos apenas o farelo de trigo, então não posso te informar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *