Categorias
Cavalos

a egua entra no cio qualquer més do ano?

7 respostas em “a egua entra no cio qualquer més do ano?”

Não há mês preferencial para o aparecimento ou a suspensão do cio em éguas. Elas possuem o ciclo estral mensal, semelhante aos seres humanos; até que venha a ocorrer a fecundação e o processo gestacional da mesma, o que irá suspender o cio, até que ela venha a reproduzir, dando origem a uma nova cria. A partir daí é que terá início um novo ciclo estral.

Sim, vai depender do meses que a égua nasceu.Apartir dos 18 meses a égua já pode ter um cio, mas a cobertura só deve ser feita após os 4 anos.Cada cio dura em média de 10 a 12 dias.O intervalo entre um cio e outro é de 21 dias.Durante a gestação a égua não entra no cio, mas 11 dias após o parto a égua já entra no cio de novo, e o ciclo recomeça.

——————————

Espero ter ajudado.

O ciclo éstrico na égua pode ser considerado como o período compreendido entre a ovulação de um folículo maturo até à ovulação do folículo maturo seguinte. Este é, normalmente, um período de 21 dias em éguas Puro Sangue Inglês e de até 25 dias em éguas de raças póneis. O cio, isto é, a exibição do desejo e a aceitação do garanhão, tem início antes da ovulação e normalmente prolonga-se por 24 a 48 horas após a ovulação. Após este período a égua perde a receptividade.

No que se refere à relação existente entre o ciclo éstrico, nomeadamente a fase de estro (cio), e as alterações das características do pêlo e crinas, esta é compreensível, se considerar-mos que ao ciclo éstrico estão associadas um conjunto de alterações hormonais. Assim, o efeito das hormonas sexuais femininos (estrógeno e progesterona) pode-se fazer sentir ao nível da estrutura e composição do pêlo. Um exemplo desse efeito, é o exercído sobre as glândulas sudoríparas que estão distribuídas em todas as zonas pilosas e cujos dutos se abrem nos folículos pilosos primários, libertando, durante o cio, secreções que contém feromonas, contribuindo para a atração e excitação dos garanhões.

Uma égua tem seu primeiro cio a partir dos 18 meses, sendo assim seu ciclo estral de 21 dias, e o cio dura 5 dias, a gestação é média de 336 dias. O melhor momento para cobertura seria entre o 2° ou 3° dia de cio, e após o parto o melhor tempo de cobertura seria 25-30 dias pós-parto (2° cio).

“Qual a melhor época para iniciar o garanhão e a égua na reprodução? Antes mesmo de se falar em idade e condições adequadas, a pergunta leva à constatação, por parte de veterinários, de que, no manejo reprodutivo dos eqüinos, já não mais podemos reprisar o comportamento sexual natural dos animais, devido principalmente às necessidades comerciais, que impõem maior agilidade e eficiência.”

O artigo acima refere-se ao dizer de que a égua não tem um mês certo para entrar no cíu… isso vai depender de sua idade e sua disposição sexual e psicológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *