Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como funciona o futebol americano? Como se joga?

Como funciona o futebol americano? Como se joga?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Que esporte é esse?

    Se você nunca prestou atenção a um jogo de futebol americano, tente fazer isso da próxima ver que se deparar com uma partida na TV. Você vai perceber que o futebol americano, na verdade, não é simplesmente “um monte de marmanjo se dando porrada, correndo atrás de uma bola amassada”.

    É um esporte emocionante, cheio de técnica e estratégia, onde a inteligência e o jogo coletivo são as armas para vencer a força física.

    O futebol americano é o esporte mais popular dos Estados Unidos. A grande final do campeonato, chamada Superbowl, tem sido há vários anos o evento com maior audiência televisiva do país. Em 2001, ela teve uma audiência de 130 milhões de pessoas só nos EUA. Além disso, foi transmitida para todo o mundo.

    A liga americana chama-se NFL (National Footbal League) e tem 32 times. Os mais famosos são: New York Giants, Dallas Cowboys, Miami Dolphins, Green Bay Packers, Denver Broncos e San Francisco 49ers.

    Uma curiosidade: para poder ser contratado por um time profissional, um jogador precisa chegar até o último ano da faculdade. Por isso, além do campeonato profissional, há um disputadíssimo campeonato universitário nos Estados Unidos.

    Algumas universidades são mais famosas pelos seus times de futebol americano do que pelos seus cursos acadêmicos. É o caso de Notre Dame University e Florida State University.

    Violento ou não?

    Para quem não conhece, o futebol americano parece ser um esporte muito violento, onde vale tudo. Isso não é verdade. Há dezenas de regras que disciplinam essa aparente violência. Por exemplo, é proibido usar qualquer golpe de luta, soco, tapa, pontapé ou rasteira.

    Só é permitido empurrar ou derrubar o adversário com um agarrão. E existem momentos, inclusive, em que não se pode encostar um dedo no adversário. Por exemplo, quando é feito um passe longo para frente, o defensor não pode nem relar no atacante que vai receber a bola enquanto ela ainda estiver no ar. O contato físico só pode acontecer depois que o atacante tiver segurado a bola. Caso contrário, o juiz marca uma falta contra a defesa.

    Além disso, os jogadores utilizam vários equipamentos de proteção, inclusive capacetes. Por isso, o número de contusões é quase igual ao do futebol inglês (soccer).

    Não, não é rugbi!

    Apesar de algumas semelhanças, o futebol americano não é rugbi. As regras e a mecânica do jogo são bem diferentes.

    O jogo dura 60 minutos, divididos em quatro períodos de 15 minutos. Mas, como o relógio é parado a cada jogada, uma partida costuma levar quase três horas do começo ao fim.

    Cada time tem 11 jogadores em campo. Pode-se pegar a bola (que é oval) com as mãos ou, em alguns momentos especiais, chutá-la.

    O “gol” do futebol americano

    O objetivo principal num jogo de futebol americano é levar a bola até a linha de fundo do adversário – chamada “endzone”. Essa jogada se chama “touchdown” e pode ser realizada com o jogador carregando a bola nas mãos ou recebendo um passe na endzone.

    Cada touchdown vale 6 pontos e ainda dá direito a um chute extra. Se o jogador conseguir chutar a bola entre as traves, ganha mais 1 ponto (perfazendo assim um total de 7 pontos).

    Às vezes, em vez de tentar fazer o touchdown (que vale 6 pontos), o time pode preferir simplesmente chutar a bola entre as traves. Se acertar, ganha 3 pontos. Esse chute chama-se “fieldgoal”.

    Conquista de território

    Quando a jogada começa, o time atacante pode correr com a bola ou passá-la quantas vezes quiser para os lados ou para trás. Mas só pode fazer um único lançamento para a frente.

    Quando o jogador que está com a bola é derrubado, a jogada pára e é reiniciada nesse ponto onde ele caiu. O time tem 4 chances para avançar 10 jardas (aproximadamente 9 metros). Se, por exemplo, na primeira tentativa avançar 4 jardas, terá ainda mais 3 tentativas para cumprir as 6 jardas restantes.

    Se conseguir, ganha mais 4 chances para mais 10 jardas. E assim por diante, até chegar na linha de fundo adversária e marcar o touchdown.

    Se, no entanto, um time não conseguir avançar pelo menos 10 jardas em 4 tentativas, ele perde a posse de bola para o adversário, que então começa seu ataque.

    Outras formas de perder a posse da bola são a “interceptação” e o “fumble”. A interceptação ocorre quando a bola, ao ser lançada pelo time que ataca, é pega por um defensor, e não pelo atacante. Mas a jogada só vale se ele pegar a bola no ar, antes que toque no solo.

    Já o fumble acontece quando o atacante deixa a bola escapar, caindo no chão. Nesse caso, ela é de quem pegar.

    Mas atenção: isso só vale se o atacante já estava de posse indiscutível da bola. Ou seja, não é considerado fumble quando ele tenta receber um passe e não consegue segurá-la, deixando-a cair. Nesse caso, chamado “passe incompleto”, a bola continua com o ataque, que volta ao lugar de onde começou a jogada para sua próxima tentativa de avanço.

    Dois times em um

    Não há nenhuma limitação para substituições. Por isso, todos os 11 joagdores costumam ser trocados quando a equipe que está atacando perde a posse de bola e passa a se defender. Ou seja, na verdade, cada time tem 11 jogadores de ataque e 11 de defesa. Sem contar os chamados “especialistas”, como o kicker (chutador), que entram apenas em uma ou outra jogada específica. Por isso, o elenco de um time tem mais de 50 jogadores. E eles jogam mesmo!

    Sete juízes!!!

    Sim, uma partida de futebol americano costuma ter 7 juízes em campo. Além disso, se o técnico de um time não concordar com uma marcação, pode pedir ao juiz que reveja o lance num vídeo, ao lado do campo. Assim, são raros os erros da arbitragem.

    Alguns termos e seus significados:

    Jarda: equivale a mais ou menos 90 centímetros. O campo tem 100 jardas (ou seja, 90 metros).

    Touchdown: é o objetivo principal. Significa levar a bola até depois da linha de fundo inimiga (chamada endzone), seja correndo, seja através de um passe. Vale 6 pontos.

    Extra point: é um chute que, se bem sucedido, vale 1 ponto. Acontece sempre depois de um touchdown.

    Field goal: é um chute que, se bem sucedido, vale 3 pontos. Acontece quando um time desiste de tentar o touchdown e prefere chutar a bola por entre as traves.

    Endzone: a região do campo que fica depois da linha de fundo. O objetivo do jogo é levar a bola até lá.

    Punt: é um chutão para longe, que um time costuma dar na sua quarta (e última) tentativa de avanço, para que o adversário comece seu ataque o mais distante possível.

    Fumble: é quando o jogador deixa a bola escapar de suas mãos. Se um jogador do outro time pegar, ganha a posse de bola e pode, na mesma, jogada tentar um touchdown. É a pior coisa que pode acontecer para um jogador!

    Quarterback: é o cérebro do time, o jogador que lança a bola ou ou passa para outro atacante ao seu lado .

    Runningback: é o atacante encarregado de correr com a bola nas mãos, tentando furar o bloqueio inimigo.

    Wide Receiver: é o atacante encarregado e receber passes em profundidade, muitas vezes já além da linha de fundo inimiga (endzone).

    Kicker: é o jogador especialista em chutar a bola.

    Superbowl: a grande final do campeonato.

    bjs

    Monica

  2. Objetivo: conquistar espaço no campo do adversário. Quando um time ataca (são onze atacantes) contra 11 defensores do outro time. Quando os defensores conseguem tomar a bola para atacar, sai os onze defensores e entram 11 atacantes e o outro time faz o inverso.
    O time que ataca tem três chances de conquistar seu objetivo, caso contrário a bola muda de dono. Se o ataque conseguir chegar na linha final faz 7 pontos que é o tal de touchdown( o gol para eles) e tem direito a mais um tiro livre direto, chutado pelo panter (jogador que só entra em campo para dar este chute), se fizer o gol(que é acertar o meio daquela trave em formato de Y, faz mais um ponto.

Perguntas Relacionadas